Seduc realiza Qualificação do Plano de Ação

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental, realizou na manhã desta sexta-feira (07), a Qualificação do Plano de Ação das Escolas de Ensino Fundamental e Devolutiva da 1ª Rodada de Acompanhamento Pedagógico. O evento, foi conduzido pelo Núcleo de acompanhamento pedagógico, e acontece via Mediação Tecnológica, destinado a Coordenadores e Técnicos/ Tutores de Ensino.

O encontro tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar os profissionais que atuam no acompanhamento pedagógico, da corresponsabilidade no desempenho e sucesso de todos os alunos da rede estadual de educação, mesmo com os desafios e múltiplos cenários que encontrarão nas escolas.

De acordo com Marilia Aragão, gestora da gerência de Ensino Fundamental, no evento foi discutido o papel e o foco da atuação dos técnicos de acompanhamento pedagógico nas escolas, tendo em vista o caráter formativo da sua função. "Apresentamos e discutimos seis princípios básicos para a ação de acompanhamento pedagógico", declara.

O primeiro momento foi de orientação das pautas que vão sugerir as próximas rodadas do acompanhamento pedagógico das escolas de ensino fundamental da rede estadual de educação.

"Estamos trabalhando com as pautas para qualificação do plano de ação que a escolas elaboraram em conjunto, pensando em ações para olhar o desempenho das unidades e alunos. Também orientamos quanto à devolutiva de uma primeira rodada de visitas e reuniões pedagógicas que foram realizadas in loco pelos tutores de acompanhamento pedagógico nas escolas que estamos dando a devolutiva. Cada rodada tem dois temas, que são sugeridos a partir do núcleo de acompanhamento pedagógico e também podendo ser personalizado pelo tutor em parceria com a escola ou núcleo gestor da escola", comenta a diretora e coordenadora do Pacto pela Aprendizagem, Viviane Carvalhedo.

Na oportunidade, foram repassados os temas da segunda rodada de acompanhamento pedagógico. "Sugerimos que seja trabalhada a qualificação do plano de ação que as escolas elaboraram, para que eles possam trabalhar um tema voltado para o conselho de classe e a devolutiva pedagógica da primeira avaliação global integrada", finaliza Viviane.