Semana do Meio Ambiente desperta conscientização em alunos

A fim de gerar uma consciência de preservação ambiental e em alusão à causa comemorada mundialmente no dia 05 de junho, os 715 alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva, no Dirceu, zona sudeste da capital, participam de uma série de atividades na própria escola durante toda a semana.

Neste ano, o Ceti quis abordar como a ciência e a tecnologia influenciam e modificam a interpretação do mundo sobre pensamentos, desejos e cultura. A Semana do Meio Ambiente, que começa nesta segunda-feira (03) e vai até sexta-feira (07), pretende proporcionar aos estudantes uma reflexão sobre as características da sociedade moderna e tecnológica, além de firmar compromisso com a questão ambiental. Para isso, serão realizadas palestras, oficinas, apresentações artísticas e culturais e gincana. Toda a escola está diretamente envolvida nas ações planejadas ao longo do último mês.

"Na medida em que os impactos dos desenvolvimentos científico e tecnológico se ampliam sobre o ambiente e sobre a vida dos indivíduos e das sociedades, questões sociais e éticas surgem e apelam para tomada de decisão que não se restringe apenas e exclusivamente às comunidades científica e tecnológica", reflete a diretora do Ceti, Tetê Castro.

A primeira palestra da semana foi com o professor Pedro Thiago, sobre o Rio Poty: História da educação ambiental em Teresina. Ao longo da programação outros professores mestres também vão ajudar nessa pedagogia de conscientização. O professor Ms. Rafael Farias, por exemplo, traz para discussão a Sociedade e Meio Ambiente e o professor Ms. Raelson Felipe, da Universidade Federal do Piauí, passará aos participantes o tema central: Questão ambiental na sociedade moderna e tecnológica.

CONFIRA TODA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Segunda-feira: 03/06
Acolhida (9:30h); Abertura do projeto;
Apresentação das atividades;
Palestra: "Rio Poty: história da educação ambiental em Teresina".
Dança: "Ambiente-se" (3D).
Oficinas: "Sociologia e Meio Ambiente"

Terça-feira: 04/06
Revitalizando nosso espaço (sala, corredor e jardim).
Oficinas: Reciclando resíduos sólidos e tecnológicos
Ética e Meio Ambiente
Artes e Meio Ambiente.

Quarta-feira: 05/06.
Revitalizando nosso espaço (sala, corredor e jardim).
Oficinas: Reciclando resíduos sólidos e tecnológicos.
Artes e Meio ambiente.

Quinta-feira: 06/06
Roda de conversa: Questão ambiental na sociedade moderna e tecnológica".
Minicurso: "Educação Ambiental e o lixo".

Sexta-feira: 07/06.
Exposição dos trabalhos;
Apresentações culturais com a temática da semana;
Concursos: Paródia, Mural e Redação.
Dramaturgia: Desastres ambientais.
Gincana Ambiental: "Quiz".