Pré-Enem Seduc prepara alunos em Angical

Estudar em grupo é mais uma forma atrativa de aprender os conteúdos, compartilhar as ideias e tirar as dúvidas. Partindo desta facilidade os estudantes de mais de dez municípios da 6ª Gerência Regional de Educação participaram neste sábado (1) da revisão Pré-Enem Seduc no município de Angical.

Assim como as revisões anteriores, a Secretaria de Estado de Educação entregou material didático e lanche gratuitos além do show a parte dos professores nas disciplinas de Biologia, Física, Linguagens, Matemática, Química e Redação, reforçando o conteúdo educacional aos alunos que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Presente na revisão o Secretário de Educação, Ellen Gera, destacou o trabalho de descentralização das aulas tornando o Pré-Enem mais próximo dos estudantes.

"A caravana Pré-Enem Seduc continua percorrendo o interior do estado, levando mais conhecimento aos nossos alunos. A gerência regional de educação de Regeneração faz um Pré-Enem diferente e realiza as revisões em municípios jurisdicionados, ano passo fomos para São Pedro do Piauí e esse ano, a revisão acontece em Angical. Aqui comemoramos ainda o aumento no número de inscritos no Enem, o Piauí sai na frente com relação ao país, então parabenizamos a toda a eqipe Pré-Enem, aos professores e desejamos mais sucesso ainda aos nosso alunos", disse.

Com a caneta na mão e os olhos atentos para não perder nenhuma dica, a aluna Érica Caroline da Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, localizada na cidade de Regeneração, aproveitou as aulas do Pré-Enem Seduc próximo de casa e se preparando para a quarta fase da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).

"É interessante a iniciativa de colocar uma revisão em diferentes pontos (cidades), uma vez que muitas vezes outros fatores impedem os alunos de estarem presentes na revisão. Em equipe tentamos ao máximo socializar com os colegas as nossas ideias e tentamos compreender a opinião do outro quando esta é diferente", explica.

Erica destaca como a proposta do Pré-Enem Seduc de estudo com a turma auxilia em sua preparação para ONHB e para chegar ao curso desejado.

"Sempre nestas aulas de preparação auxiliam a cada aula diferente aprendemos algo novo, as vezes a mudança do método do professor sendo o mesmo assunto já transforma o meu entendimento. Percebemos o empenho em nos passar o conteúdo e isso inspira a aprender mais", diz a aluna.

Destaque nas aulas de história, a aluna do 3º ano do ensino médio brinca com a contradição ao dizer que pretende seguir a carreira de enfermagem e diz como se interessou pela disciplina "a história me despertou a atenção por conhecer a minha própria cidade e ao ter esse contato na escola com esse lado, comecei a me interessar por outras áreas como a história do Brasil", disse.

Grupo de Estudo

Assim como Erica, outros três alunos participam do grupo de estudo Acaroás que homenageia os índios aldeados ao rio Mulato, ao qual a cidade de Regeneração surgiu, foi formado durante as aulas de história sob a orientação do professor de história João Viana.

A proposta visa estimular os alunos a participarem das olimpíadas de ensino com enfoque nas olimpíadas de história do Brasil, o grupo conquistou feito inédito para uma primeira participação em competições estudantis.

"A preparação dos alunos é voltada para a análise do conhecimento em história de forma mais aprofundada, uma vez que as etapas são realizadas de forma online, o nosso foco é propor aos alunos uma visão ampla dos assuntos estudados", pontua.

Diante dos resultados já alcançados outros alunos também já demonstraram interesse em participar do grupo. "Das sete etapas o grupo já avançou na quarta e tende a crescer O nosso trabalho é em prol dos alunos e muitos alunos estão acompanhando e começaram a se interessar pelo grupo e a ideia é colocar mais alunos nas próximas etapas", afirma o professor.

Mesmo em sua primeira participação na olimpíada de história, Erica fala sobre a importância de participar do teste e dá dica "Participar de uma olimpíada é uma experiência diferente por estar testando seus conhecimentos, e nisto estou aprendendo e enxergando de uma forma diferente a historia do Brasil", afirma.

"É importante no contexto em que vivemos sempre estarmos atento ao que acontece ao nosso redor e a história trabalha a nossa visão a respeito da sociedade no geral. Tenho aplicativos no celular para estudar um pouco de cada matéria e minha preparação e da equipe é em prol da leitura pois a historia exige muito conhecimento a cerca de tudo que está acontecendo", ressalta a aluna.