Seduc e Hospital São Marcos firmam parceria



Entender o atendimento humanizado é essencial para ajudar os que mais precisam. Em obediência a Lei Nº 13.716, que assegura o atendimento educacional às crianças e adolescentes internados para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado, a Associação Piauiense de Combate ao Câncer (APCC) e a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) definem parceria para criação do projeto de escolarização dos pacientes infantojuvenis internados no Hospital São Marcos (HSM).


Na quinta-feira (30), gestores das instituições parceiras estiveram reunidos para avaliar a execução dos trabalhos propostos e discutir medidas de aprimoramento da composição do projeto. "Nossa missão é cumprir a Lei e garantir a continuidade dos estudos formais dessas crianças e adolescentes hospitalizadas. Nós, da Secretaria de Educação, vemos com bons olhos este projeto pioneiro no Estado do Piauí, sabendo que temos muito a contribuir com nossos estudantes que estão fora da escola em tratamento", fala o superintende de Educação Básica, Carlos Alberto Pereira.

O espaço pedagógico do Hospital São Marcos foi criado 2018. "Tomamos a iniciativa e a sala de aula foi criada e está pronta, por meio de uma grande mobilização realizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, com a ajuda de várias pessoas voluntárias, empresas e estado. Mesmo que não existisse a obrigatoriedade da Lei, encontraríamos uma alternativa para fazer funcionar, pois a educação é fundamental para melhorar a saúde dessas crianças", informa o diretor Geral Executivo do HSM, Joaquim Almeida Barbosa.


Depois da visita técnica e, ao final da reunião, ficou acertada a criação de um Termo de Parceira e a elaboração de um cronograma de atividades a serem desenvolvidas com os estudantes e seus familiares.

Participaram da reunião, ainda, o diretor de Práticas e Negócios Médicos, Marcelo Martins; a assistente social, Marília Mourão; a secretária executiva, Janaina Gama; a diretora de Educação Especial da Seduc, Eleonora Sá; e a coordenadora de projetos da Seduc, Francisca Maria de Sousa.