CEJA Socorro Mendes trabalha família e cultura na escola



O Centro de Educação para Jovens e Adultos (CEJA) Professora Socorro Mendes, no município de Floriano, visando a mobilização da comunidade escolar, realizou diversas ações entre os dias 28 e 31 de maio, durante a Semana Presente de 2019. A escola trabalhou o tema Família na Escola: somando forças e fortalecimento da aprendizagem e a erradicação do bullying.



A diretora do CEJA, Kleyssa Celestino, explica que todas as propostas trabalhadas na semana presente buscaram relacionar os temas família e cultura em suas atividades.

"Na Semana Presente estamos abordando família e cultura. As turmas foram divididas em equipes e cada uma desenvolveu um tema. Além do plantão escolar houve palestras com o tema Bullying não é brincadeira, apresentação e exposição dos painéis e a culminância com a gincana escolar", pontuou.

Os estudantes das turmas de EJA foram divididos entre turnos, apresentando os temas e as personalidades respectivas. A equipe da turma da tarde trabalhou o cinema e a obra de Luís Carlos Barreto, a literatura com o piauiense Da Costa e Silva e pintura revendo a artista Tarsila do Amaral.

A equipe responsável por apresentar a pintora Tarsila do Amaral produziu uma releitura do quadro "Operários", em gesso, e com as cabeças em relevo moldadas a partir do rosto de uma boneca. O estudante da etapa VI, Humberto Honório, falou sobre a ação da escola de abordar outro temas fora da sala de aula.

"Nós alunos aprendemos muito nesta semana e como eu gosto de pintura, achei ótimo ter conhecido um pouco sobre vida da artista Tarsila do Amaral. Foi muito interessante com as atividades práticas em conjunto à teoria conseguir reproduzir a obra dela", disse o artista.


Humberto e a releitura do quadro Operários.

Já as equipes da noite abordaram a música de Caetano Veloso e o teatro de Marilia Pera. A equipe da aluna Rafaela Melo, da VII Etapa, trabalhou a família do músico Caetano Veloso durante a Semana Presente e destacou como este tipo de projeto realizado pela escola auxilia a interagir com outros alunos e a conhecer novas fontes de conhecimento.

"A atividade fez com que nós alunos saíssemos da zona de conforto e, por consequência, estimulou a nossa imaginação a ver mais conteúdo que saía da rotina. Ao ficar com a família Veloso percebemos como o Caetano é um grande músico e uma pessoa família, e a gente pôde conhecer este lado da inspiração que a família carregou na vida dele", concluiu a aluna.


Alunos do turno noite essa equipe ficou com a família Veloso