Equipe da Seduc inicia ciclo do ProBNCC para o Ensino Médio



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Gerência do Ensino Médio, realizou na manhã desta quinta-feira (30), na Escola Fazendária, uma reunião com toda a equipe do Programa da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) do Ensino Médio. O evento teve o objetivo de iniciar o primeiro ciclo da ProBNCC, que é o documento do novo currículo do Ensino Médio do estado a ser elaborado pela equipe.


Cerca de 23 pessoas participam do encontro, entre coordenadores estaduais, coordenadores de etapas, área e itinerários e também os redatores.

Neste primeiro momento, os profissionais da educação que compõem a equipe que está à frente da construção do currículo estadual do Ensino Médio entregaram no último mês o Plano de Acompanhamento da Proposta de Flexibilização Curricular - PAPFC ao Ministério da Educação (MEC).

No mês de maio as escolas que aderiram ao Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio elaboraram e inseriram no PDDE Interativo suas Propostas de Flexibilização Curricular. A Seduc está analisando e em seguida vai encaminhar ao MEC as  proposta de flexibilização. No caso das PFC não estarem de acordo com o documento orientador e necessite de ajustes, a equipe pedagógica do ensino médio  orientará a escola e assim  encaminhar ao MEC.

Na rede pública estadual, atualmente, 299 escolas de ensino médio estão com aporte financeiro em conta, onde o mesmo se  destina a implantação das propostas de flexibilização curricular para o novo ensino médio, que vai auxiliar tanto na infraestrutura das escolas e aquisição de equipamentos como na formação dos professores.  As 299 escolas receberam 20% dos recursos federais em dezembro de 2018. A verba foi calculada de acordo com o número de alunos  matriculados e o valor total do recurso será dividido em três parcelas, de acordo com o andamento da elaboração da PFC.

A gerente do Ensino Médio, Regina Célia, falou que a Gerência está dando todo o suporte pedagógico para a elaboração da PFC junto às GREs e escolas. "A proposta de flexibilização curricular é de suma importância para a implantação do Novo Ensino médio, pois contempla estudos sobre a BNCC, Projeto de Vida do Estudante, Protagonismo Juvenil, Itinerários Formativos, Formação de Professores, atualização da PPP e Nova Matriz Curricular para o Ensino Médio em 2020", revela.

A segunda e a terceira parcelas do valor destinado a implementação curricular do Ensino Médio só será liberada aos gestores de acordo com o andamento do processo, que consiste, respectivamente, na conclusão da Proposta de Flexibilização do Currículo, que implica nos 80% do valor total. Todo esse processo será monitorado pela SEDUC e MEC até dezembro.