Chão da Escola certifica milhares de professores

Tendo como objetivo elevar os indicadores educacionais da rede pública estadua, a partir da adoção de medidas pedagógicas e de gestão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem trabalhando na construção de um plano de ação e assessoramento às suas escolas. Dessa forma, várias ações estão sendo realizadas, exemplo é o projeto de Formação Continuada para professores da Rede Estadual, intitulado "Chão da Escola".

Lançado em 2016 pela Seduc em parceria com o Instituto de Educação Antonino Freire, o projeto propõe a adoção de atividades que promovam a integração entre teoria e prática, com vivências coletivas de situações que respondam às necessidades do cotidiano escolar.

De acordo com Elenice Nery, coordenadora do Chão da Escola, em 2016 quando o projeto foi implantado os resultados das avaliações externas apontavam um déficit na qualidade de ensino nas escolas públicas estaduais e a urgência em se implantarem políticas de melhoraria do desempenho dos alunos, principalmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

"Fizemos todo um estudo, em seguida a Seduc passou a realizar a formação continuada de professores como uma política de Estado essencial para a profissionalização e a valorização da carreira docente, partindo do pressuposto de que toda formação de professores deve se integrar ao cotidiano da escola e respeitar as experiências profissionais de todos os participantes, fato que eleva a importância da formação acontecer no chão da escola", ressalta Elenice.

Alguns dados apontam o sucesso do programa. Em 2016, a formação foi implantada em mais de 500 escolas públicas e certificou em torno de 6 mil professores, que atuavam em regime de 40h. Em 2017, foi ampliada e todos os professores em efetivo exercício tiveram acesso à formação, contemplando cerca de 8 mil. Essa meta se estendeu ao ano de 2018.  Para 2019, várias ações estão sendo executadas e outras planejadas.

SISTEMÁTICA  E ACOMPANHAMENTO DAS FORMAÇÕES

Desde sua implantação, em 2016, a dinâmica das formações do "Chão da Escola" obedece à seguinte sistemática: o Centro de Formação forma os Coordenadores de Ensino das 21 Gerências Regionais de Educação (GRE), e estes se tornam multiplicadores junto aos coordenadores pedagógicos que, por sua vez, levam a formação para a escola de atuação.

A formação com os Coordenadores de ensino acontece por meio de encontros presenciais e periódicos, conforme cronograma estabelecido pela coordenação geral do Projeto. Nestes encontros, são discutidas temáticas que atendam à necessidade formativa das GREs, bem como aquelas relacionadas aos pilares definidos no "Pacto pela Aprendizagem".

Dessa forma, os Formadores Institucionais discutem com os Formadores Regionais os temas do encontro, posteriormente, estes reúnem os orientadores de estudo de cada escola e socializam a formação recebida. Finalmente, cada orientador de estudo aplica em seu cotidiano as orientações recebidas.