Avaliação Global Integrada é aplicada em 561 escolas do PI

Mais de 40 mil alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, em 561 escolas, sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estão fazendo a Avaliação Global Integrada (AGI).

A prova elaborada pela Coordenação de Avaliação Educacional e Currículo da Seduc visa verificar se o currículo do Piauí está sendo executado em sala de aula e se os alunos estão assimilando-o. Isto é, a Superintendência de Educação Básica da Seduc quer saber se os conteúdos vistos em sala de aula são compatíveis e uniformes com a Matriz do Piauí. A avaliação, que contém 44 questões de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos do 5º ano e 52 para os do 9º ano e 3ª série, pode ser aplicada até quinta-feira (30), a critério da própria escola.

O coordenador de avaliação educacional e currículo da Seduc, professor Cosme Carvalho, reforça a importância da AGI. "É por essa avaliação que temos um parâmetro da aplicação do currículo e aprendizagem do aluno em sala de aula", explica.

No Centro Estadual em Tempo Integral (Ceti) Moaci Madeira Campos, no bairro Saci, as duas turmas de 3ª série de Ensino Médio fizeram a prova na manhã desta quarta-feira (29). Geovana Luisa sempre estudou em escola pública e entende que esse tipo de avaliação é muito importante. "Serve até para saber como está o rendimento pessoal, uma vez que é um ano decisivo com o Enem (Exame  Nacional do Ensino Médio)", observa a garota de 16 anos.

A colega de turma, Jamille Oliveira, também fez a avaliação pela primeira vez e diz que os conteúdos da prova foram os mesmos vistos em sala de aula. "É muito bom saber que estamos acompanhando os assuntos", comemora.

No plano de aulas do Ceti Moaci Madeira Campos, durante a semana dois horários de Português e dois de Matemática são destinados exclusivamente à preparação para as olimpíadas das matérias. Nesse mesmo intuito, os alunos também recebem reforço por meio de oficinas eletivas para outras avaliações importantes, como, a do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) e do Sistema de Avaliação Educacional Básica (Saeb) e também de outras áreas, como robótica, teatro e dança. "Se o aluno estiver bom o suficiente em Português ou Matemática, ele pode escolher outra oficina eletiva, como a de teatro", explica Verbena Roque, coordenadora pedagógica do Ceti.

O resultado dessas ações é a elevação do nível do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola. O Ideb é o principal indicador da qualidade da Educação Básica no Brasil. O professor Roberto Santana ressalta a mudança até de comportamento dos estudantes. "Nós vimos que surtiu muito efeito. No dia da semana que é voltado para o preparatório do Enem e outras avaliações externas sempre trago questões para resolver em sala de aula, além de trabalharmos com textos motivacionais e produção textual. Dessa forma conseguimos melhorar nosso resultado no Ideb", avalia.

São 170 alunos do Ensino Médio matriculados no Ceti Moaci Madeira Campos, que é uma das 12 escolas de fomento para a construção do novo currículo da modalidade de ensino no Piauí. Como a escola vai servir de modelo para as outras há uma intensificação das atividades voltadas ao ensino e aprendizagem do aluno. "Nós acreditamos na importância da AGI porque por meio dela podemos constatar se o que o professor coloca no currículo o que está sendo repassado em sala de aula e também é uma forma de avaliar o desempenho do nosso alunado", ratifica a coordenadora Verbena Roque.

SEDUC ANALISA DADOS DA AVALIAÇÃO GLOBAL INTERNA

O resultado da Avaliação Global Interna é instantâneo pela plataforma Mobieduca.me, à medida que os professores vão atualizando as notas no sistema. Para que os resultados fossem compartilhados com a Coordenação de Avaliação e Currículo da Seduc de uma forma mais rápida, foram incluídas, apenas nesse período, 237 escolas na plataforma tecnológica já usada por 324 escolas da rede pública estadual.

No dia 10 de junho, os gestores da Superintendência de Educação Básica, por meio da Coordenação de Avaliação, irão se reunir com os gerentes do Ensino Médio e Fundamental da Seduc para uma análise geral dos resultados e assim fazer um relatório que será repassado às escolas com sugestões de melhoria.