Escolas do Piauí estão na 4ª fase da Olimpíada de História

A 4ª fase da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) teve início nesta segunda-feira (27) com 7 mil equipes participantes de todos os estados brasileiros. São 123 do Piauí, entre escolas públicas e particulares.

Depois de três vitórias, duas das três equipes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI)  Didácio Silva, orientadas pelo Professor Cláudio Nunes, avançam para mais uma fase da ONHB. "Desde o início, nossos alunos disputam com alunos de todo Brasil e agora estão entre os melhores", relata a diretora Tetê Silva.

O Colégio Liceu Piauiense também é uma das escolas que comemora o bom desempenho de seus alunos na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Sob a orientação da professora de história, Mônica Carvalho, os estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio também se classificaram para a 4ª fase da competição.

"A Olimpíada de História exige muita dedicação dos alunos, por se tratar de uma competição de seis semanas. Os alunos se dedicam bastante em horas de estudos e pesquisas", afirma a professora Mônica.

Outras escolas da rede estadual, como a Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, de Regeneração e o CETI Arimatéia Tito, de Piripiri, também se classificaram para a 4ª fase.

A competição busca valorizar o ensino de história com a proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando seus temas fundamentais a partir de análises cartográficas e iconográficas documentais, assim como preconiza a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A primeira etapa da competição começou no último dia 06 de maio, com um total de 18,5 mil grupos inscritos. Em todas as fases online, os alunos têm acesso à prova sempre às segundas-feiras e prazo para entrega-la no sábado, às 23h59.

Sobre a ONHB:

A ONHB conta com seis fases online, além da final presencial marcada para os dias 17 e 18 de agosto em Campinas-SP. O projeto tem apoio do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação.