Estudantes tem reforço em Língua Estrangeira para o Enem

As línguas estrangeiras, Inglês e Espanhol, disciplinas cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também são trabalhadas nas revisões do Pré-Enem Seduc, tanto na capital como no interior.


Em Teresina, o reforço para língua estrangeira é realizado na última revisão, o Corujão da Vitória.  Na oportunidade, os conteúdos são revisados por meio da resolução de questões e interpretação de textos.

 

Nas revisões do interior, os conteúdos de Inglês e Espanhol são trabalhados dentro das atividades da disciplina de Linguagens, também com interpretação textual e resolução de questões.

 

De acordo com a coordenadora do Pré-Enem Seduc, Hildalene Pinheiro, a rede estadual trabalha as duas disciplinas ao logo de todo o ano, durante as aulas regulares, nas unidades de ensino. As disciplinas, que são obrigatórias no currículo do Ensino Médio, possuem carga horária própria. "Os alunos dispõem de carga horária específica dessas disciplinas, que são de suma importância no Enem. Além disso, o Pré-Enem também oferece reforço dos conteúdos durante as revisões. O Canal Educação, por sua vez, oferta aulas de Inglês e Espanhol aos sábados e domingos, transmitidas para os 380 polos", afirmou a coordenadora.

 

A prova de Língua Estrangeira no Enem


Desde 2010, o ENEM passou a integrar mais uma competência na prova de Linguagens e Códigos: o conhecimento de língua(s) estrangeira(s). Há duas opções: Inglês ou Espanhol, e o candidato precisa indicar a sua escolha no momento da inscrição no ENEM.

 

São 5 questões de língua estrangeira das 45 totais da prova de Linguagens e Códigos. Elas trazem um texto na língua estrangeira (reportagem, poema, trecho de livro) ou imagem (quadrinhos, charge). A intenção é avaliar no aluno a sua interpretação de texto e capacidade de entender a língua em seu uso cotidiano, considerada habilidade essencial para permitir o acesso a outras culturas e grupos sociais.


As questões de línguas estrangeiras representam 11% da prova de Linguagens e Códigos.