Escola em Floriano realiza palestra de orientação vocacional

Com o objetivo de subsidiar a escolha profissional de alunos da 3ª série do Ensino Médio que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em busca de uma vaga nas universidades, a Unidade Escolar Bucar Neto, da cidade de Floriano, realizou no último sábado (25), mais uma das ações do projeto Meu Futuro.

Com o tema Bate-Papo Profissional, a escola recebeu 15 profissionais de diversas áreas para uma conversa com os estudantes em uma manhã para esclarecimento de dúvidas e ampliação dos conhecimentos quanto ao campo de atuação, a formação necessária e a situação do mercado de trabalho para cada profissão.

Participaram do evento o professor Nilmar Almeida; a pedagoga, Rosa Maria; os médicos Biwesley Barbosa e Dr. Tiago Teixeira; o advogado Carleandro Sales; fisioterapeuta Davi Oka; nutricionista Jéssica Nunes; concludente do curso de Arquitetura e Urbanismo, Jhemes Oliveira (ex-aluno da escola); contador Magno Barros;  odontologista Kaio Carvalho; artista Umbelina Gadelha; psicóloga Glória Marreiros; e as enfermeiras, Andreza Santos e Lana Silva.

De acordo com a professora Brígida Barbosa, da Unidade Bucar Neto, os alunos estiveram atentos durante toda a manhã e reconheceram a relevância desse momento para suas escolhas profissionais.
"Atividades como essas são muito importantes para a formação integral dos estudantes, uma vez que não se limitou a questões salariais, mas também às contribuições sociais de cada profissão", declara a gestora.

A aluna, Kássia Celiane, falou que o momento foi muito importante. "Estamos agradecidos pela disponibilidade dos profissionais e pela oportunidade do esclarecimento de dúvidas antes de escolhermos a profissão que pretendemos seguir", pontuou a estudante.

Na avaliação da gestora da escola, Socorro Marreiros, o evento superou as primeiras expectativas. Socorro falou ainda que, com o avanço da tecnologia, novas áreas de conhecimento foram ampliadas e, desta forma, a orientação vocacional é algo primordial ao estudante na escolha da profissão a ser seguida.

"Hoje, com avanço tecnológico, abriu um ramo muito grande e essa orientação inicial é primordial para que nossos jovens façam a escolha correta e entendam que a paixão pelo que faz sempre vai fazer a diferença na vida profissional de cada um deles", finalizou.