Olimpíada de Ciências abre inscrições dia 1º em todo país

Com a finalidade de estimular e despertar o interesse dos alunos pelas ciências, o programa Ciência na Escola, do Ministério da Educação (MEC), abre as inscrições para a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) a partir do dia 1º de junho pelo site www.onciencias.org. Essa é a 4ª edição da Olimpíada realizada em todo o país, que tem como sede de coordenação geral a Universidade Federal do Piauí (UFPI).  A expectativa é que mais de 1 milhão de jovens estudantes em pelo menos 2 mil municípios brasileiros participem. Todos os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e Ensino Médio regularmente matriculados podem participar da ONC.

O coordenador geral da ONC, o professor de Química e doutor em Educação, Jean Carlos, deixa claro que a olimpíada não é uma competição, e sim uma forma de integrar escolas e ensino do país, e assim identificar e incentivar o ingresso de estudantes nas áreas científicas e tecnológicas. "Em um momento atual em que as ciências vêm tendo um papel de destaque no cenário mundial na procura de soluções para o desenvolvimento do ser humano de forma integrada ao nosso planeta, nada mais louvável que ações como a ONC que estimulem este interesse dos nossos estudantes pela área das ciências", reforça o coordenador.

Durante a ONC, de uma forma bem atrativa, uma série de desafios são proporcionados aos estudantes para que eles aprimorem o desempenho. Eles respondem questões multidisciplinares, que envolvem os conteúdos de Astronomia, Biologia, Física e Química, em duas etapas.

Na 1ª fase, que será realizada de 15 a 17 de agosto, a própria escola aplica e corrige a prova e registra as notas pelo sistema do site. A lista dos alunos classificados será publicada no dia 31 de agosto. Os que forem para a 2ª fase, marcada para o dia 21 de setembro, farão outra prova nas coordenações regionais da ONC em cada estado do país. "Os coordenadores enviam representantes às escolas que aplicam os exames e os enviam para correção na comissão geral de provas", explica o professor Jean Carlos.

O resultado final será divulgado no dia 1º de novembro. Os alunos premiados participarão da solenidade de premiação no dia 28 de novembro na capital do estado com maior número de alunos premiados.

Todos os estudantes que tiveram bom rendimento recebem certificados, e os melhores classificados são contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze.
Um detalhe importante é que para que o aluno possa se inscrever, a escola precisa se cadastrar no site na ONC. A organização recomenda que a escola inscreva todos os alunos, para que nenhum fique de fora, caso resolva fazer a prova.