Projeto desmistifica terror dos alunos pela matemática

A matemática já não é mais um bicho de sete cabeças. Pelo menos para os alunos de algumas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, que desmistificaram o terror que a disciplina desperta. Exemplo disso é a realização do projeto "Emília no País da Aritmética", ação concretizada nesta sexta-feira (24), no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Raldir Cavalcante Bastos.

O projeto tem o objetivo de estimular a aprendizagem da Matemática por meio de recursos pedagógicos que despertem no aluno o interesse e o gosto pelo estudo da disciplina. Nesse projeto, os alunos constroem seus conhecimentos, mergulhando no fascinante universo matemático, unificando a Língua Portuguesa e a Matemática.

Com a presença do secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, cerca de 200 alunos envolvidos nas atividades expuseram trabalhos com os mais variados temas, como a Educação Física na Aritmética, Jogos Aritméticos e Desafios, História da Matemática, e Jornal e Poesia, além de apresentação artística.

De acordo com o secretário Ellen Gera, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) não tem medido esforços na busca de despertar nos alunos o interesse pelos estudos, fazendo-os enxergar que estudar é indispensável para a garantia de futuro melhor.

"O Raldir é uma escola de referência e faz a educação não só dentro da sala de aula. A escola já aprendeu a ocupar os espaços externos, como também os outros ambientes. Hoje a unidade está toda em movimento com esse belíssimo projeto que é o ’Emília no País da Aritmética’. Ano passado estivemos aqui com outra ação, ’Passeando pela matemática’, e isso mostra que a escola está o tempo todo inovando e buscando novas formas de aprender a Matemática", relata o gestor.

Ellen falou ainda que o aprendizado da Matemática tem sido um desafio para todo Brasil. "Todos os estados vêm tentando inovar, buscando novas metodologias para que os alunos possam aprender, de fato, a disciplina e, aqui no Raldir, já temos resultados de sucesso. Entre 2017 e 2018, o SAEPI da escola teve um salto considerável e, com certeza, isso só mostra o trabalho pedagógico que é feito pela equipe da escola. A unidade está de parabéns e acredito que teremos vários casos de sucesso este ano na escola com resultados de aprovações e as notas dos alunos que certamente vão subir em todos os certames de concursos e provas que teremos esse ano", comemora o secretário.

O diretor do CETI, Carlos Eduardo Rodrigues, destacou que o projeto é o carro chefe da escola. "Nossa ideia é desmistificar o medo pela matemática. Esse trabalho é feito todos os anos, no qual os alunos produzem o conhecimento e eles vão aprendendo por meio das atividades práticas que eles realizam em sala de aula", explica.

Para a aluna, Sabrina Sousa, de 16 anos, a experiência vivida por meio do projeto tem tornado a disciplina da Matemática mais atraente, pois os estudantes conseguem vivenciar o resultado sendo posto em prática. "Só a teoria acaba tornando os conteúdos cansativos e essa metodologia é mais divertida e fácil de compreender, tanto é que todos estão envolvidos", declara a aluna.