CEEP Paulo Ferraz inicia ciclo de palestra interdisciplinar



Com o tema "Prevenir e não Punir" teve início, nesta quarta-feira (22), o Ciclo de Palestras de Temas Interdisciplinares. O evento faz parte do projeto de formação continuada do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Paulo Ferraz, beneficiando cerca de 582 alunos.


A primeira palestra de uma série que está prevista para acontecer na unidade, foi ministrada pela Major da Polícia Militar do Piauí, Elizete Lima, que durante toda manhã focou na prevenção do uso de drogas, voltada para alunos e professores.

A ação contemplou alunos do 1º ao 3º ano e teve o objetivo de complementar as orientações e informações repassadas aos alunos da escola por meio de projetos pedagógicos quanto aos impactos negativos dos entorpecentes para o indivíduo e para a sociedade.

A Major Elizete buscou estimular a auto-estima dos alunos e incentivá-los a dialogar com os pais sobre a temática. Além disso a palestrante alertou que o fumo e as bebidas alcoólicas são drogas lícitas, porém igualmente perigosas. O conteúdo apresentado pela Major mostrou a percepção dos estudantes sobre os mitos e preconceitos na questão das drogas.


"Esse tipo de palestra visa trazer um conhecimento e prevenção ao uso de drogas e as suas consequências, como o envolvimento com a criminalidade. A ideia de atingir os jovens é justamente porque eles estão na formação do caráter e, quando nós proporcionamos o conhecimento, nós criamos multiplicadores que levarão esse conteúdo para outras pessoas, além de ajudar o aluno a repensar suas atitudes", explicou a diretora do CEEP Paulo Ferraz, Telma Nascimento.

A diretora falou ainda sobre a oportunidade da escola proporcionar aos alunos a conscientização sobre o uso das drogas. "A parceria é fundamental para essa luta contra as drogas. O nosso objetivo é prevenir nossos jovens contra esse mal. Tenho certeza que este é o caminho, pois temos muitos jovens carentes de informação, que estarão sendo privilegiados com estas informações", disse a diretora.

O aluno José Silva, do 1° ano, conta que aprendeu muito com a palestra e que recebe orientações de seus pais quanto aos prejuízos causados pelas drogas.  "Eu achei a palestra boa, passou muitas informações sobre o mal que as drogas causam. No meu bairro observo pessoas que usam, mas meus pais estão sempre conversando comigo sobre os perigos do consumo", disse.

O Ciclo de palestras continuará na primeira quinzena de junho com um bate papo com o tema Depressão na Adolescência, ministrado pelos representantes da Faculdade Maurício de Nassau.