SEDUC orienta gestores na elaboração do PFC

Até o próximo dia 24 de maio, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Ensino Médio (GEM), coordenação do Tempo Integral e Educação Profissional, está percorrendo as 21 Gerências Regionais de todo o Estado, o objetivo é orientar os gestores escolares na elaboração da Proposta de Flexibilização Curricular (PFC), com foco no Novo Ensino Médio.

De acordo com a gerente do Ensino Médio, Regina Monteiro, as 299 escolas estão com aporte financeiro em conta para a implementação do novo Ensino Médio. "A GEM está dando todo o suporte para o planejamento, elaboração e inserção das propostas no PDDE Interativo e envio ao MEC", afirmou a gerente.

"Esse trabalho está sendo feito durante toda semana porque o sistema do PDDE abre dia 22 e encerra dia 27, as escolas tem que postar essas ações de flexibilização de formação continuada até esse prazo, elas já receberam recurso para isso, receberam 20% do recurso federal em dezembro de 2018 e vão receber os 80% no decorrer do ano", completa a gestora.

A gerente falou ainda, que a verba foi calculada de acordo com o número de alunos matriculados. O valor total do recurso será dividido em três parcelas, seguindo o andamento da elaboração da PFC.

As escolas e Gerências Regionais estão recebendo todo o suporte pedagógico da Seduc para a elaboração da PFC, isso porque a proposta de flexibilização curricular é de suma importância para a implantação do Novo Ensino médio, que contempla estudos sobre a BNCC, Projeto de Vida do Estudante, Protagonismo Juvenil, Itinerários Formativos, Formação de Professores, atualização da PPP e Nova Matriz Curricular para o Ensino Médio em 2020.