Alunos do CETI Moaci Madeira passam para 2ª fase da OPQ

A organização da Olimpíada Piauiense de Química (OPQ), divulgou a lista de alunos aprovados na primeira fase do certame. O CETI Moaci Madeira Campos, comemora a classificação de cinco alunos. Os estudantes irão participar agora da 2ª fase da competição, que acontece no dia 10 de agosto, no Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí.

A Olimpíada Piauiense de Química (OPQ), evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, é uma promoção da Associação Brasileira de Química (ABQ) e uma atividade de extensão da Universidade Federal do Piauí. O objetivo da competição é estimular o ensino, o estudo e a pesquisa, incentivar, por intermédio do ensino de química, o entrosamento entre professores da Universidade com professores e estudantes das escolas de ensino médio e tecnológico, além de descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da química.

A professora do CETI Moaci Madeira, Marluce Amarante, falou que a OPQ traz para os estudantes envolvidos uma relação mais aprofundada com a Química, despertando novas curiosidades. "As olimpíadas despertam ainda mais o interesse pela disciplina. Muitos saem daqui escolhendo a Química como futura profissão", finalizou a professora.

Etapas das Olimpíada Piauiense de Química

A OPQ é destinada aos alunos do Ensino Médio, regularmente matriculados em escolas municipais, estaduais, federais e privadas, todas do Estado do Piauí, e é composta de duas fases. A Fase I é realizada no primeiro semestre de cada ano, mediante prova escrita, internamente em cada uma das escolas, com critérios estabelecidos pela OPQ.

Os estudantes com melhor classificação de cada série na escola, levando em consideração a nota de corte, que será 50% da maior nota, por escola, serão inscritos na Fase II da OPQ, pelo representante da escola.  A Fase II será realizada no segundo semestre de cada ano, mediante prova escrita, aplicada simultaneamente no Estado do Piauí, cujos locais, data, horário, critérios e conteúdos são estabelecidos pela Coordenação Estadual da OPQ.

RESULTADO DA 1 FASE DA OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUíMICA/2019

MODALIDADE EF( 1 ANO)