Seduc realiza formação Rodadas Pedagógicas com GREs

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza nesta quarta-feira (08), na Escola Fazendária, uma Rodada Pedagógica com foco no acompanhamento pedagógico nas escolas de Ensino Fundamental, voltada aos coordenadores de ensino das Gerências Regionais de Educação (GREs). O Encontro conta com apoio da Fundação Lemann, através do Programa FORMAR.

A consultora e formadora da parceira da Seduc, Marcia Rejane, destaca que esse é um momento rico de troca de experiências, buscando soluções para os desafios do dia a dia na escola.

"A Rodada Pedagógica surge com o foco de agregar mais conhecimento, refletir e aperfeiçoar as práticas do acompanhamento pedagógico nas escolas. Levantando o aspecto de qual é o papel formativo dos coordenadores de ensino de GRE, junto aos tutores pedagógicos, construindo uma rede colaborativa de aprendizagem, fortalecendo-os para que se tornem tutores dos seus tutores. Por fim construir um plano de formação", completa a consultora.

Para a coordenador de ensino da 12ª Gerência Regional de Educação, Erica Ibiapina, a Rodada Pedagógica é muito útil para o trabalho de liderança pedagógica.

"Essa é uma ação muito importante da Seduc e da Fundação Lemann nos colocando como líderes pedagógicos, fortalecendo ainda mais nosso trabalho junto as escolas. Esse momento nos proporciona a promoção da formação continuada com a gestão escolar e os professores, buscando sempre soluções tendo como base a vivência escolar", completa a coordenadora.

A ação faz parte do Pacto pela Aprendizagem, a partir do qual cada unidade escolar observa e analisa quais são os pontos de atenção, dificuldades e acertos e planeja o trabalho buscando construir suas próprias metas, além de levar a escola a entender de que forma os indicadores impactam positivamente no ensino e aprendizagem das escolas.