Seduc inicia segunda etapa da BNCC com os municípios

Após mais de dois anos de trabalho entre discussões e elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Infantil e Fundamental do Piauí, a equipe de trabalho Pró BNCC, formada por profissionais da educação com as funções de coordenadores de etapa, coordenadores estaduais, articuladores do Conselho Estadual de Educação (Consed) e redatores, se reuniu nesta quarta-feira (08) para o início dos trabalhos do segundo ciclo da formativo. Isso porque agora eles precisam tratar sobre um regime de colaboração do currículo com os municípios. Significa que o currículo do Piauí vai servir como base para os municípios que também terão que elaborar os seus currículos.

"Nós estamos a discutir como vai proceder a formação neste segundo momento de construção de um regime de colaboração entre estados e municípios. Precisamos entender que todas as vezes que estamos melhorando os indicadores educacionais dos municípios, nós estamos consequentemente melhorando os do estado", confirma o professor Sebastião Ferreira, diretor de formação do Centro de Formação Antonino Freire.

Atualmente o documento que contém o currículo da BNCC do Piauí está sendo analisado pelo Consed, que deverá fazer as devidas adaptações para o uso de todas as escolas do estado. O secretário de educação Ellen Gera Moura, que acompanha o processo de perto mesmo antes de se tornar secretário, ressalta a importância do regime de colaboração entre os municípios tendo em vista que todos podem contribuir para o mesmo objetivo que é proporcionar o desenvolvimento do aluno.

"Nada mais justo e necessário que nós trabalhemos de forma coesa, integrados para melhorar nossa educação. Estamos com um time de formadores aqui no Centro de Formação da Seduc em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), esse grupo central vai formar grupos regionais, até chegar em grupos municipais e chegar de fato em todos os professores da educação infantil e ensino fundamental do estado do Piauí", reforça o secretário.

A equipe que foi orientada pela Paula Neto, analista de gestão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai poder levar de uma forma mais clara às equipes municipais as várias áreas de formação e componentes curriculares que devem conter no currículo de cada cidade. O pedagogo, mestre em Educação Tecnológica e representante da Undime, Juca Cavalcente, veio da cidade de Água Branca para dar continuidade ao processo de implantação da BNCC. O professor foi um dos redatores do Ensino Infantil do Piauí, "para nós que estamos desde o início, estar neste segundo processo formativo é um momento de muito orgulho porque a nós sabemos que uma das premissas da BNCC é a continuidade. Então estamos aqui aprimorando as novas competências e habilidades que deverão ser desenvolvidas entre professores e alunos e com apoio das instituições".

A parceria entre estado e municípios vai atingir professores, coordenadores pedagógicos e principalmente alunos, que vão construir uma nova história para o Piauí, seja nas escolas municipais, estaduais, particulares. ?Com esse novo trabalho didático do professor em sala de aula, visamos também a exploração das competências e habilidades de cada aluno do Piauí para que ele seja protagonista do seu próprio desenvolvimento e também da sociedade como um todo?, finaliza Juca Cavalcante.