Aplicação da BNCC requer parceria entre Estado e Municípios

O segundo dia de atividades do II Congresso das Cidades foi marcado também pelas discussões na área da educação. Nesta terça-feira (07), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou na sala 03, espaço O Futuro da Minha Cidade, a palestra "Formação Continuada BNCC: como implementar no meu município", em parceria com a Fundação Lemann.

A organização sem fins lucrativos de consultoria educacional ligada a Seduc, trouxe o consultor pedagógico João Paulo Derocy Cepa, que falou para os gestores de educação sobre o panorama de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já na etapa dos currículos prontos, como é o caso do Piauí.

Cepa explicou as etapas realizadas pelo Piauí para formulação do documento e o papel dos municípios no processo de formação dos professores e gestores escolares para o uso dos novos currículos nas escolas.

"Nesta formação conversamos com os gestores municipais sobre o próximo passo da implantação da BNCC. O Piauí tem um currículo recente e é tarefa tanto do Estado quanto dos municípios prepararem os professores e gestores para essa nova etapa que é levar os currículos para a sala de aula", disse o consultor.

O consultor pedagógico da Fundação Lemann apresentou os temas importantes aos profissionais que precisam ser formados nesse projeto, os desafios para utilização dos novos currículos e como os municípios junto com o estado podem fortalecer esse processo ao longo do ano de 2019.

"Tem um desafio adicional aos municípios que é olhar para o documento do Piauí com a lente do município e este é um exercício importante. É preciso entender como se constrói na prática e pensar estratégias, metodologias, projetos e politicas que não são contemplados no documento estadual por questões de autonomia e construir normativas de implementação que apoiem esses municípios no processo", esclareceu.

Cepa aponta ainda a vantagem do regime de colaboração, como na etapa de formação de professores, acontecer de maneira articulada entre município e estado em prol da BNCC.

"Do ponto de vista da perenidade das politicas públicas, se garante que todos os municípios conseguem crescer compartilhando das melhores práticas, estratégias de políticas únicas de avaliação, de formação de professores com os mesmo objetivos. A colaboração resulta na otimização dos recursos através de governança integrada, compartilhando soluções e os resultados só tendem a melhorar", pontua.

A conselheira da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) no Piauí, Loures Morais, esteve na palestra e apontou a estreita relação entre as gestões para a contextualização da BNCC no currículo piauiense.

"É importante o Estado estar vinculado aos Municípios para que possamos alinhar a aprendizagem dos alunos em todo o Piauí e que estes não fiquem de fora do novo contexto. É fundamental para que possamos ter uma educação de equidade do currículo na base, que são os municípios, visando a melhoria na qualidade de ensino do nosso estado", finalizou a conselheira.