Seduc ministra palestras e concorre a prêmios em Congresso


Além de concorrer a prêmios, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também irá contribuir com a realização do II Congresso das Cidades, evento que tem apoio do Governo do Estado e inicia nesta segunda-feira (06) até o dia 08, no Atlantic City com o tema Gestão, Inovação e Desenvolvimento Humano. Dentre a extensa programação, representantes da Seduc irão ministrar palestras, oficinas e coordenar um stand do Canal Educação, o programa de mediação tecnológica desenvolvido pela própria secretaria que tem atingido todo o Piauí. O evento que mobiliza prefeitos e gestores tem como objetivo discutir sobre o futuro do estado com o desenvolvimento de políticas públicas, por isso a diversidade de temas ligados à educação, saúde, moradia, economia, sustentabilidade, saneamento, segurança.

Logo na tarde do primeiro dia de evento, o professor José Barros Sobrinho, coordenador do Certific Piauí, o programa de certificação profissional que oficializa as habilidades do trabalhador já atuante em determinadas áreas, irá ministrar uma oficina sobre esse Processo de Reconhecimento dos Saberes às 15 horas, no espaço Cidades Inteligentes.

À noite, às 18 horas, na sala técnica 03 do espaço O Futuro da Minha Cidade será a vez do professor Carlos Alberto Pereira, presidente do Conselho Estadual de Educação e superintendente do Ensino da Seduc, direcionar uma oficina sobre as funções de um Conselho Municipal de Educação e porque criá-lo.

O gestor antecipa um pouco sobre a importância de conversar e aprender sobre o tema, "a presença do Conselho Estadual de Educação no evento tem como intuito trabalhar uma parceria mais estreita com as prefeituras e secretarias municipais de educação no sentido de regularizar e auxiliar os processos de formação da educação. E também repassar às secretarias as normas e legislações educacionais em vigor. Sempre com o objetivo de buscar o melhor atendimento aos alunos relacionadas ao ensino e aprendizagem, por isso que hoje mais do que nunca o Conselho Estadual de Educação tem a preocupação com o tema, que também compreende o aspecto sócio emocional", explica o professor Carlos Alberto Pereira.

Na terça-feira (07), o consultor pedagógico João Paulo Derocy, da Fundação Lemman, organização sem fins lucrativos de consultoria educacional ligada a Seduc, vai palestrar às 19 horas na sala 03 no espaço O Futuro da Minha Cidade, sobre Formação continuada BNCC: como implementar no meu município.


SERVIÇO

06.05

HORÁRIO: 15 horas

LOCAL: espaço Cidades Inteligentes

OFICINA: CERTIFIC - Processo de reconhecimento de saberes dos trabalhadores

PALESTRANTE: José Barros Sobrinho, coordenador do Certific/PI

 

HORÁRIO: 18 horas

LOCAL: sala técnica 03 do espaço O Futuro da Minha Cidade

OFICINA: Para que serve um Conselho Municipal de Educação e porque cria-los?

PALESTRANTE: Carlos Alberto Pereira, presidente do Conselho Estadual de Educação e superintendente do Ensino da Seduc


 07.05

HORÁRIO: 19 horas

LOCAL: sala técnica 03 do espaço O Futuro da Minha Cidade

PALESTRA: Formação continuada BNCC: como implementar no meu município?

PALESTRANTE: João Paulo Derocy, consultor pedagógico da Fundação Lemman




SEDUC CONCORRE A PRÊMIO COM DOIS PROJETOS

Dois projetos da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) concorrem a 1ª Edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora durante o II Congresso das Cidades. O prêmio é uma realização do Sebrae com apoio técnico da FNQ, dirigido a reitores, diretores, coordenadores, professores, secretários de educação municipal, estadual e outros profissionais envolvidos com o ensino formal (fundamental, médio, superior ou profissional) e visa identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil.

O Programa de Mediação Tecnológica Canal Educação, que rompe barreiras por meio da tecnologia pelos 380 polos em todo o estado consegue levar o conhecimento de grandes professores em vídeo aulas e conferências; e o programa de inclusão universitária Pré-Enem Seduc disputam a etapa local do prêmio. No Piauí, foram 81 inscrições na etapa estadual, das quais serão escolhidos 20 finalistas para a solenidade de premiação. 12 projetos serão classificados nas categorias ouro, prata e bronze. Os quatro indicados à categoria ouro seguem para a etapa regional, cujo resultado final está previsto para o mês de julho, e em agosto, a etapa nacional.

A premiação será no dia 08, no auditório Opala, Cidade Empreendedora, Espaço Sebrae, a partir das 17 horas com a abertura da cerimônia de premiação e às 19h horas os vencedores do Prêmio Sebrae Educação Empreendedora serão anunciados.