Equipe do Pronatec apresenta trabalho em Fórum de Jornalismo

Alunos e professores do Curso Técnico em Áudio e Vídeo do Programa Nacional de Acesso ao  Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/ Mediotec ) do município de Picos apresentaram na ultima quinta-feira (02), no 5º Fórum de Jornalismo da Faculdade RSÁ, o documentário  sobre a Unidade Escolar Coelho Rodrigues: Educação e Transformação, na 1º Mostra de Cinema no Sertão.



A atividade foi fruto do trabalho desenvolvido em sala de aula. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, como elaborar e produzir um roteiro, entrevistas, editar vídeo, selecionar imagens, dentre outras atividades. O processo de construção do documentário durou cerca de 3 meses e a turma foi dividida em equipes para produzir os trabalhos de Pré-Produção, Produção e Pós- Produção.



O documentário retrata o nascimento da primeira escola de Picos por meio dos depoimentos de professores, historiadores, alunos e ex-alunos da Unidade Escolar Coelho Rodrigues. Através  da atividade foi possível mostrar como a inauguração do colégio contribuiu para o desenvolvimento educacional do município de Picos e, mostrar também, o poder de construção e atuação de uma escola para a transformação de uma sociedade.


Para a professora do curso, Ingrid Moura, a construção do documentário despertou o interesse dos alunos para a prática de áudio e vídeo. "Todas as etapas do documentário foram feitas pelos próprios alunos. Apesar das dificuldades eles aprenderam, na prática, a produzir um documentário. Tivemos o apoio de outros profissionais da área que cederam equipamentos para a realização do trabalho. Estamos muito felizes em mostrar para os nossos alunos que, mesmo com as dificuldades, podemos chegar lá", disse Ingrid.



Segundo a professora Janeide Barros, a ideia foi colocar em prática o que era ensinado em sala de aula. "Os alunos foram responsáveis pela produção (fazer o contato com os entrevistados), visitar os locais de gravação, colher informações e depois disso, foi trabalhado roteiro, logo em seguida as gravações e edição. Apesar de estarem divididos em equipes, cada um deu sua contribuição para a conclusão do documentário", explica.



Para o aluno do curso técnico em áudio e vídeo, Vitor Batista, participar da produção do documentário desde a idealização até as últimas horas de edição foi uma experiência sensacional. "Acompanhar um pouco a evolução da educação em Picos foi bem interessante. Com certeza esse trabalho foi algo gratificante e incrível, marcou minha vida", comemora Vitor.