Escola estimula protagonismo e solidariedade durante gincana

Em meio a gritos de guerras e muita animação os alunos da Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, localizada na zona leste de Teresina, participaram da III Gincana Cultural e Artística, que teve como tema "Familia, Escola e Solidariedade". A abertura da gincana contou com a participação do Secretário de Educação, Ellen Gera, na manhã deste sábado (04).

Realizada há três anos a gincana cultural e artística buscou promover a solidariedade por meio de atividades que estimularam a integração entre os alunos. As equipes tiveram que desempenhar no encerramento do projeto tarefas como gritos de guerra, coreografias, animação, desfiles, encenação teatral e montagem de quebra-cabeças, entre outras para conquistar os jurados.


Divididos nas equipes Águia e Guerreiros da Fênix, representando os dois turnos manhã e tarde, os 446 alunos realizaram atividades relacionadas ao tema nas disciplinas das humanas e linguagens por um mês em sala de aula.

Assumindo a tarefa de animadora das equipes, a diretora da escola, Mirlane Ramos, destacou o protagonismo dos alunos durante as atividades e a participação dos pais na escola.

"Pra gente foi muito gratificante ver a participação exemplar dos alunos e estamos mais auxiliando as ações no projeto. Eles foram atrás de todas as provas, participaram da organização e vimos tarefas de conscientização da família na escola, muitos pais engajados na organização e agora na quadra acompanhando os filhos. E é nesta realidade com os pais presentes que conseguimos melhores resultados", comemora Mirlane Ramos.


Além da participação da família, o tema solidariedade também esteve presente nas atividades desempenhadas durante a gincana. Uma das tarefas da gincana foi a arrecadação de alimentos e vestuários destinados as famílias do bairro Parque Rodoviário, que sofreu com as fortes chuvas no mês de abril.

A aluna Jordana Gomes ressaltou que a gincana trouxe um significado maior do que ganhar as disputa entre as equipes na gincana.

"Essa gincana traz o significado para sermos melhores e a ser solidários. Arrecadando alimentos e distribu[indo às pessoas que precisam. A nossa principal motivação aqui é sempre sermos humanos, solidários e mostrar que a escola pública tem sim bons alunos, pessoas dignas e que vamos chegar ao topo", disse a aluna.


Representando a equipe Guerreiros da Fênix a aluna Alda Rafaele destacou as atividades permitiram maior interação com alunos novos da escola

"Nas atividades tivemos muitos alunos novatos e para eles se adaptarem foi difícil, porém eles se saírem bem. Ontem mesmo tivemos um ato de solidariedade na escola e eles prontamente ajudaram a equipe. Todos os alunos se esforçaram pedindo alimentos nas portas das casas e hoje eles engajados com a gincana, e isso é o melhor", ressalta Rafaele.