Certific dá início a 4ª etapa de avaliações

O Programa Certific dá início a quarta etapa de execução que é a prova prática dos profissionais que almejam a certificação.  Abrangendo a área de telefonia, a primeira turma do Certific conta com 67 trabalhadores realizando as avaliações.



"É nessa fase que apuramos a competência do profissional de campo. É nela que percebemos toda a habilidade adquirida no dia-a-dia do trabalhador e que também é cobrada numa avaliação com questionamentos voltados às competências informadas no edital. A prova é composta por 15 questões com duração de 1h", informou o técnico e professor Josimar Marques do Nascimento.


A primeira turma do Certific abrange as áreas de Cabista de Sistema de Telecomunicações; Instalador e Reparador de Equipamentos de Transmissão em Telefonia; Instalador e Reparador de Linhas de Telecomunicação; Instalador e Reparador de Linhas e Sistemas de Telefonia e Instalador e Reparador de Redes, Cabos e Equipamentos Telefônicos.



 A realização da prova é acompanhada por um profissional da área que avalia desde as ferramentas utilizadas pelo trabalhador, organização do espaço na execução da atividade até a conclusão de cada questão. Ao final da prova são colocadas todas as considerações apontadas pelo orientador e enviadas para processamento na SEDUC, onde é realizada a apuração final da certificação do trabalhador. A avaliação é acompanhada também por uma pedagoga que auxilia o profissional da área na apuração das habilidades.


O Programa de Certificação Profissional do Piauí (Certific-PI) é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, que tem como proposta  reconhecer o profissional através da experiência adquirida ao longo da sua vida, dando oportunidade a pessoas, a partir de 18 anos, inseridos ou não no mercado de trabalho, que buscam reconhecimento das habilidades adquiridas na área em que atuam. Assim, aquele trabalhador que exerce uma função, sem um curso ou certificado específico, com o Certific-PI vai poder adquirir formalmente o certificado.


A ideia é expandir o Certific, no segundo semestre, para as áreas da construção civil, hotelaria e artesanato, contemplando outros profissionais.