Curta Liceu 2019 terá como tema Direitos Humanos




Nessa segunda-feira (29) foi apresentado, aos estudantes das segundas séries do Liceu Piauiense, o Projeto Curta Liceu Direitos Humanos 2019, que será desenvolvido com eles no período de maio a novembro deste ano letivo e que tem como proposta a educação em Direitos Humanos a partir da sala de aula. A apresentação do projeto foi realizada pelo Prof. Ms. Leônidas Elva de Sá, coordenador do Projeto.


O projeto toma também como base o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), que aponta para uma formação em direitos humanos na escola, definindo-a com um processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos, seu objetivo é combater o preconceito, a discriminação e a violência, promovendo a adoção de novos valores de liberdade, justiça e igualdade.


A apresentação do projeto contou com a participação de estudantes que participaram no ano passado do projeto contando as experiências e motivando os estudantes presentes a participação de forma efetiva. "O Projeto é muito bom, a gente estuda, aprende muito e transforma a gente, é uma experiência que vou levar para o resto da vida, não vou esquecer nunca", ressalta Victória, estudante da 3ª série.


Para abrilhantar o evento, houve a participação dos intérpretes de duas canções de trilhas sonoras de dois filmes do ano passado produzidas pelo estudante que participaram do projeto. ?O projeto tem como objetivo promover junto à comunidade escolar, a educação em direitos humanos e sua aplicabilidade interdisciplinar, nas diversas áreas do conhecimento, para vivenciar a prática da cidadania de forma consciente e crítica dentro da realidade de nossos estudantes, utilizando arte cinematográfica como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem?, explica o professor Elvas.




O projeto é desenvolvido nas seguintes etapas: 1) Estudos a cerca dos direitos humanos; 2) Realizações de oficinas e debates; 3) Escolha, por turma, de temática que viola os direitos humanos para estudos; 4) Palestras sobre os direitos humanos e temáticas escolhidas pelas turmas; 5) Criação de uma história a partir da temática escolhida e produção de um roteiro; 6) Produção de um curta metragem com duração mínima de 15 minutos e máxima de 20 minutos, abordando a temática discutida.