Projovem Urbano realiza atividades com reeducandos

Os reeducandos da Penitenciária Regional Irmão Guido, localizado zona rural de Teresina, participaram no período de janeiro a abril de 2019 de atividades práticas do Plano de Ação Comunitária - PLA do Projovem Urbano no Sistema Prisional. A PLA foi realizada no sob a coordenação da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (UEJA/SEDUC) em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS).

A PLA busca integração dos reeducandos com as demais pessoas privadas de liberdade (PPL) na revitalização da horta comunitária existente no Sistema Penitenciário com a finalidade de torná-la um espaço mais produtivo e harmonioso.

Segundo a diretora da UEJA, a execução do Plano de Ação Comunitária na Penitenciária Regional Irmão Guido, além de prover o conhecimento do manejo das hortaliças gera a integração social aos reeducandos.

"As atividades práticas voltadas para realização do PLA foram essências para que discentes e docentes promovessem trocas de experiências e adquirissem novos conhecimentos para que possam transformar suas condutas com ênfase na humanização individual ou coletivo, seja no ambiente onde se encontram atualmente, provados de liberdade ou quando estiverem reintegrados na sociedade", disse a diretora.

A formação foi executada pela professora Nina Rosa junto ao coordenador do programa Allan e dos os professores Jussyara, Luana, Beatriz, Mazé, Vanda, Ana, Josi e Lindalva.

Os reeducandos tiveram aulas com conhecimentos técnicos sobre importância nutricional das hortaliças e uso de espécies medicinais no tratamento fitoterápicos de algumas doenças; Seleção dos conteúdos; Ministração das aulas; Conhecimentos sobre técnicas de semeadura e de cultivos de hortaliças, entre outras.

A segunda etapa do PLA foi constatada a produção e colheitas das hortaliças, bem como o manejo dos canteiros e a instalação das placas indicando a nomenclatura vulgar das espécies cultivadas.