Escola de Fronteiras promove ação de combate ao bullying

 

Com objetivo de combater e informar sobre bullying na escola, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Francisca Pereira de Sousa Moraes, de Fronteiras - PI, realizou na manhã da última quarta-feira (24) uma palestra com o psicólogo Moisés Nascimento.

 

A coordenadora pedagógica da escola, Sandra Lúcia, observa que na palestra foi ressaltado as dificuldades de relacionamentos entre pares na escola, sendo uma realidade alarmante devendo ser combatida. "Neste sentido, as relações mais frequentes como traços específicos da identidade de cada um, ser gordo, magro, baixo, negro, usar óculos, o tipo de cabelo, tipos de roupas, problemas físicos, opção sexual, dentre outras características acabam por ser motivo de preconceitos que levam a uma agressão, deixando o agredido transtornado e constrangido. Esses agressores passam a explorar isso e humilhar fazendo chacotas em público", observa.

 


Além disso, o palestrante enfatizou que os jogos de ofensas entre jovens são corriqueiros e não se pode ignorar esse problema, devendo-se combate-la. "Essas manifestações de violência, seja na sala de aula ou fora dela, levam a humilhação e os ataques contra a dignidade humana, não podendo ser confundidas com brincadeiras. Não devemos negligenciar as situações de agressão, sendo fundamental a superação do problema", relata o psicólogo.