Escola usa teatro para iniciar alunos na literatura inglesa

Unir teatro e escola, além de ser um processo multidisciplinar de ensino e aprendizagem, representa um aprendizado coletivo. Foi com esta proposta que os alunos do CETI Franklin Doria, localizado no município de Bom Jesus, realizaram na última terça-feira (23) o "Tributo a William Shakespeare", no Teatro ALARD.




Incentivados a mergulhar na obra de Shakespeare pela professora da disciplina Inglês, Janete Clea de Oliveira Magalhães, os alunos trabalharam no projeto por um mês com atividades relacionadas ao teatro, música e poesia em homenagem a um dos maiores escritores da língua inglesa. 


Eles produziram estudo da biografia detalhada de Shakespeare, seleção de obras a serem aprofundadas (lidas e dramatizadas), seleção de trechos declamados, músicas que retratem temas das obras e pintura das capas das obras do autor para exposição.




A apresentação em formato teatral mobilizou todas as turmas da escola desde o primeiro até o terceiro ano do ensino médio e comunidade escolar, como explica Ed Carlos, diretor da escola.


"A apresentação objetiva envolver os discentes no mundo da leitura e despertar para o conhecimento literário inglês. Com isto motivamos os alunos a se expressarem melhor, expor seus talentos e criatividade para alcançar um bom e eficiente aprendizado, através do Teatro, da música e da poesia", esclarece o diretor.




Diante da comunidade escolar foram apresentados os textos "O menestrel", declamado pela aluna do 1º ano Andressa do 1 ano); os alunos do 3º ano Natália e Marcos Vinícius cantaram uma música em inglês; Shakespeare vivo (biografia); declamação das frases de Shakespeare em 3 Idiomas (inglês, espanhol e português); apresentação das telas das obras de Shakespeare.


O encerramento da noite contou com a dramatização, após a contagem dos resumos em inglês e português, de cinco  obras do poeta inglês, entre elas Romeu e Julieta e Hamlet.




Estreando nos palcos interpretando Romeu o aluno do 2º ano do ensino médio, João Paulo Rodrigues Santos da Silva, falou sobre a participação no projeto em homenagem ao dramaturgo inglês.


"O evento em homenagem ao Shakespeare foi muito produtivo, interpretei Romeu e contracenei em duas cenas, a morte e o baile, e foi muito gratificante representar ter feito o papel. Aprendemos mais sobre o que diz o autor e relacionamos as situações que acontecem facilmente em nosso dia-a-dia. Parabenizo a todos que contribuíram pelo evento, e a professora Janete que esteve a frente destas grandes apresentações", finaliza o João Paulo.