Seduc e Undime se reúnem para tratar da BNCC

O Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera Moura, esteve reunido, na manhã de hoje (24), com a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Seccional Piauí, Cleidimar Tavares; o superintendente de Ensino, Carlos Alberto Pereira; o superintendente Institucional, José Barros; o diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Clebe Gonçalves; e a diretora da Unidade de Planejamento, Sicília Amazonas, para tratar dos próximos passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Piauí.

"Convidamos a Undime para reafirmar a intenção de trabalhar em colaboração com os municípios já que a educação é do estado como um todo. Queremos estabelecer uma proximidade maior com os municípios de forma que cheguemos à concretude do regime de colaboração, para que consigamos o alinhamento, o benefício e os resultados que esperamos para a educação do nosso estado", disse o secretário Ellen Gera.

O novo currículo foi construído pela comissão ProBNCC (Programa de Apoio e Implementação da Base Nacional Comum Curricular), composta de 31 membros com 19 redatores, a partir de uma parceria entre a Seduc e a Undime-PI, com apoio do MEC e da Fundação Lemann. Após a elaboração, a versão zero foi analisada em consulta pública que contou com mais de 9.000 (nove mil) contribuições sistematizadas.

O secretário Ellen Gera explicou que a intenção da Seduc é alinhar as ações para os próximos meses e preparar a segunda fase da BNCC, que é de formação dos professores das redes estadual e municipais, processo esse, que será feito em parceria com a Undime.

"Após lançarmos o currículo do Piauí, os municípios farão seus próprios currículos à luz da BNCC usando o documento estadual como norte. Queremos uma educação forte, de qualidade e que atenda os municípios de acordo com suas necessidades", afirmou o secretário.

"Cada município montará suas comissões que vão auxiliar no desenvolvimento do currículo desses municípios. A Base será um norte, mas vai ser no município, de acordo com sua realidade, que ele vai ter autonomia para ter ser próprio currículo", esclareceu a presidente da Undime, Cleidimar Tavares.