Professores são beneficiados com afastamento

Professora há mais de 15 anos, Marcoelis Pessoa é uma das 70 profissionais da educação básica, do quadro efetivo da Rede Pública Estadual de Ensino, que foi beneficiada com o edital de afastamento para pós-graduação oferecido pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na manhã desta quarta-feira (24).

"Guimarães Rosa afirmou que ?mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende?, e é com esse sentimento de professora e aprendiz que vivo minha docência e todo o trabalho que realizo na educação pública. Estou abraçando o desafio do doutorado e sei que é um caminho árduo, pois cursei o mestrado, que era o sonho que acalentava há muito anos, sem me afastar do trabalho", explica Marcoelis. Durante o mestrado, a professora - e então aluna - pesquisou a formação continuada de professores.

Para o doutorado, serão mais dois anos para a pesquisa e produção da tese. "Serão anos difíceis, principalmente para minha família, mas vou seguir adiante, pois vale a pena. No final, nossa família vibrará junto", garante.

O edital de afastamento permite que o professor se dedique aos estudos sem perder o salário. A Seduc lança anualmente editais de afastamento, disponibilizando cerca de 100 vagas para o programa.  Após concluírem o Mestrado e Doutorado (dentro e fora do Estado), os professores retornam às atividades nos locais de origem.

Desde o ano de 2015, a secretaria já contabiliza mais de 300 professores beneficiados. De acordo com o secretário da Educação do Piauí, Ellen Gera Moura, "essa ação representa a valorização e o reconhecimento dos professores que buscam a qualificação nos programas de mestrado e doutorado e isso vai repercutir no que mais importa para nós, que é a melhoria da qualidade do ensino da Educação Básica", afirma.

"A liberação das atividades proporcionará para mim e todos os colegas uma chance de poder se dedicar mais aos estudos e à pesquisa. Nossas pesquisas resultarão em novos conhecimentos e informações para subsidiar a prática pedagógica, as políticas públicas e, de modo geral, o desenvolvimento da Educação do nosso Estado", esclarece Marcoelis. "Temos esse compromisso não só com a Seduc, mas com os estudantes da educação básica, suas famílias e com a nossa profissão; e digo isso por acreditar que nossa identidade profissional se fortalece à medida que nos qualificamos", assegura.