Programa Jovem de Futuro realiza 2º Encontro de Formadores

Técnicos da Rede Pública Estadual de todo o Piauí reúnem-se até a próxima quinta-feira (25), no Hotel Arrey, em Teresina, no 2º Encontro de Formadores da Ferramenta de Gestão Jovem de Futuro. Em parceria com o Instituto Unibanco, a capacitação teve início na tarde desta terça-feira (23) e visa alinhar conceitos, valores e princípios que subsidiam à implementação do Circuito de Gestão na rede.

A técnica do Instituto Unibanco, Elizangela Pires, revela que o encontro tem como público-alvo técnicos da Secretaria de Estado da Educação e agentes do Circuito de Gestão do programa nas 21 Gerências Regionais de Educação (GRE).

"Essa é a continuação da formação ocorrida em março desse ano e abordará os protocolos de planejamento, execução e inserção de dados no Sistema de Gestão de Projetos. O foco do encontro são os técnicos das gerências, que serão multiplicadores junto aos núcleos gestores das escolas, trabalhando para otimizar as gestões administrativa e pedagógica", esclarece a técnica.

A formação é mais uma estratégia na busca de melhoria na qualidade do ensino. A Seduc e seus parceiros vêm capacitando um grupo de líderes formativos, para que cada Gerência Regional possa ter essa competência de sempre que um técnico novo ingresse na GRE e na escola ele possa ter formação e garantia que o projeto seja executado com sucesso.

Sula Maria de Carvalho, representante da 5ª GRE na formação, afirma que o Circuito Jovem de Futuro é quase uma formação em serviço o tempo todo. "Nas escolas da região de Campo Maior a ferramenta tem ajudado muito, pois ela traz essa metodologia de como organizar as ações voltadas para resultados".

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, observa que a Seduc está com uma agenda importante de capacitar um time de formadores para dar autonomia e autoridade para as Gerências Regionais de conduzirem o Circuito de Gestão no quesito de formação dos novos atores nas próprias GREs.

"O resultado que buscamos é o de aprendizagem, proporcionando a nosso estudante uma formação cidadã de alta qualidade para que ele possa transformar sua vida e lá na frente adentre na universidade, no mercado de trabalho, enfim, que tenha uma competência adequada para dar esse salto de vida", completa o secretário.