Secretários de Educação do NE alinham Agenda da Aprendizagem

Discutir programas com foco específico para a educação básica na Região Nordeste e uma agenda de trabalho para o ano de 2019, foram uns dos temas trabalhados pelo secretário da Educação do Piauí, Ellen Gera, no encontro com os secretários de Educação dos estados do Nordeste, reunidos nesta segunda-feira(15), em Salvador.

Recepcionados pelo secretário de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e pelo vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), os secretários de educação trabalharam entre os temas uma agenda de prioridades para a Educação dos Estados, denominada Agenda da Aprendizagem, e políticas integradas e específicas para a região.

A Agenda da Aprendizagem é um conjunto de ações que serão desenvolvidas em regime de colaboração entre União, Estados e Municípios, elaborada pelo CONSED e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

Os temas estratégicos, presentes na Agenda da Aprendizagem, estão organizados em sete eixos: Financiamento, BNCC em Regime de Colaboração, Ensino Médio, Gestão Escolar, Avaliação, Formação de Professores e Inovação e Tecnologia.

O  secretário da Educação do Piauí, Ellen Gera, destaca que após definir os temas  estratégicos para a região Nordeste, será possível discutir junto ao MEC as demandas urgentes na área de Educação.

"A Reunião de Secretários de Educação dos Estados do Nordeste teve o objetivo alinhar pautas de interesse comum aos sistemas de educação da região Nordeste. Estes macrotemas são considerados prioritários para que se estabeleça, o quanto antes, uma interlocução mais efetiva junto ao MEC no intuito de dirimir as dúvidas ainda existentes sobre a continuidade e reconfiguração de ações e programas importantes para a educação em nosso país", esclarece o secretário.