Temas da Educação Infantil e Alfabetização pautam encontros

Atualizar as metodologias de ensinar e aprender, em momento dinâmico de aprendizagem, é um dos desafios para a transformação da realidade. Por isso, a coordenação geral de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UFPI) realizará dois encontros estaduais de educação, um para Educação Infantil e outro voltado para a Alfabetização com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O público alvo são professores, formadores e coordenadores que participaram da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC  e atuam nas redes municipais e estadual de educação.

O evento que tem como tema central a Alfabetização de crianças no contexto da escola pública: desafios e possibilidades será realizado nos dias 02 e 03 de maio para a Educação Infantil e 20 e 21 de maio para a Alfabetização. Será uma oportunidade para reflexões, aprofundamento teórico e compartilhamento de experiências para os nossos professores, coordenadores pedagógicos e gestores.

"A educação infantil é o início e o fundamento do processo educacional e as aprendizagens são consolidadas no ciclo da alfabetização, que nos  dois primeiros anos deve ser ampliada e os alunos se apropriarem de formas diversas de letramento. Ou seja, é importante para todos os professores independente da etapa que estejam atuando, pois devemos observar a progressão para se consolidar na etapa seguinte e ampliar as práticas educacionais ", explica a professora Marília Aragão, gerente do Ensino Fundamental da Seduc.

Na programação do encontro estadual estão palestras, espaços de reflexão, sobre as metodologias ativas na prática docente, progressão das aprendizagens, analisar os desafios do processo de ensino aprendizagem mediado por estratégias inovadoras na Educação Infantil e Ensino Fundamental.