Teresina ganha nova escola e Seduc anuncia Ensino Superior

Na manhã em que foram inauguradas as novas instalações de duas escolas em um dos maiores conjuntos habitacionais de Teresina, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) comemora a alta taxa de acesso à educação pelas crianças e jovens no estado, além da presença de todos os níveis de ensino, do infantil ao superior, no Jacinta Andrade, zona norte da capital, onde a comunidade será beneficiada em breve com a oferta de dois cursos superiores.

Uma realidade animadora quando se leva em consideração que no início deste século, mais da metade dos municípios do Piauí não tinham Ensino Médio. O secretário Ellen Gera Moura ressalta que a educação básica e a profissional já foram universalizadas no Piauí e agora caminha para ser o primeiro estado do Brasil a universalizar o acesso ao vestibular e acesso ao Ensino Superior. "A comunidade do Jacinta Andrade esse ano será contemplada com dois vestibulares, um pela Universidade Aberta do Brasil e outro pela Universidade Aberta do Piauí. O Jacinta Andrade será uma das comunidades da capital com o círculo completo da educação", afirma o secretário.

Na solenidade de inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Corina Machado Vieira e da Unidade Escolar José Pires Gayoso de Almendra Freitas, o governador Wellington Dias, a vice Regina Sousa, deputados estaduais, federais e vereadores se fizeram presentes visto que os espaços educacionais irão beneficiar centenas de crianças, jovens e adultos que tinham uma certa carência de mais escolas próximo de casa.

O governador Wellington Dias acompanhou todo o processo desde o início do residencial, "aqui já repassamos uma das escolas do nível inicial e ensino fundamental com a prefeitura de Teresina, e agora estamos entregando mais duas escolas que vão trabalhar com o Fundamental maior, principalmente o Ensino Médio, Mediotec e a Educação para Jovens e Adultos". E frisa a prioridade, que é o ensino profissionalizante, "a ideia é trabalhar forte mente essa área da profissionalização. São investimentos de cerca de 3 milhões de reais e vai atender toda essa região garantindo atendimento próximo de onde as pessoas vivem".

Durante sua fala oficial, o secretário Ellen Gera Moura comprova em dados que o poder público no Brasil, e em especial no Piauí, está avançando, "um dos grandes desafios da educação é o acesso, que é primordial para conseguirmos o desenvolvimento. Dados do Censo mostram o Piauí como o segundo melhor estado do país no acesso às escolas entre crianças de 4 a 5 anos com 97.5%; e entre os jovens de 15 aos 17 anos com 93.5%. Esse projeto de expansão do acesso à Educação vem sendo conduzido com prioridade pelo governador, desde 2003".

Atualmente, no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Corina Machado Vieira são 510 alunos estão matriculados regularmente, divididos nos turnos tarde e noite, nas modalidades Ensino Fundamental II, Ensino Médio Integrado e Regular e Educação de Jovens e Adultos - EJA E PROEJA. A nova estrutura tem capacidade para atender quase 2 mil alunos.

O diretor do Ceep, professor José Craveiro Filho, que acompanhou todo o processo de implantação das novas instalações, vê que esta é mais uma oportunidade para a população, "esse novo prédio facilitou muito o acesso à educação na comunidade. Os moradores, que antes tinham que sair do bairro para estudar agora não precisam mais se deslocar para outras escolas".

A escola é fruto de uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH). O investimento de R$ 1.278.875,01 foi aplicado na construção de 17 salas, incluindo quatro salas de aula, pátio com palco cobertos, dependências administrativas, laboratório de informática, biblioteca, banheiros, vestiários e passarela.