CETI Pinheiro Machado prepara alunos para olimpíadas

O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pinheiro Machado, localizado no bairro Dirceu, realizou a abertura da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) aos alunos que desejam participar da olimpíada bem como dos lançamento de foguetes.


As duas competições, 22ª OBA e 13ª MOBFOG, buscam estimular o estudo da astronomia e testar os conhecimentos dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. Tanto a OBA quanto a MOBFOG têm quatro diferentes níveis, conforme os anos nos quais os alunos estão estudando.



A diretora do Centro de Tempo Integral, Rejane Coelho,  destacou que a abertura na escola serviu para as orientações sobre as etapas de realização das provas e lançamento de foguetes fabricados pelos alunos.


"A nossa escola, em 2018, foi convidada a participar do evento da MOBFOG, no Rio de Janeiro onde conquistamos o 2°lugar, por isso trouxemos o professor da Universidade Federal do Piauí, Dr. Uchôa, que esclareceu as dúvida dos alunos em uma mesa redonda. Os alunos Dhavilu, Kaylane, Diogo e Victor Emanuel Portela também demonstraram o lançamento de um foguete a 150 metros", pontuou a gestora. 




A OBA e  MOBFOG possuem uma única fase e consiste na realização de uma única prova, com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes, na sexta-feira, dia 17/05/19, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola. A MOBFOG ocorre na própria Escola e pode ser realizada ATÉ a sexta-feira, dia 17/05/19 e consiste no lançamento, oblíquo de foguetes, o mais longe possível.




O planejamento para a execução destas etapas é fundamental como explica a coordenadora da escola, Mary Reis. "Para nós é muito gratificante, podermos oferecer essa formação. Já estamos nos preparando desde de cedo, pois o nosso objetivo é participarmos novamente, em 2019, da fase seguinte, disse a coordenadora.


Veja todos os detalhes para inscrição em: http://www.oba.org.br/site/