Escolas orientam alunos para o Parlamento Jovem Brasileiro

São os projetos que incitam a cidadania os capazes de mudar o olhar dos jovens sobre o futuro. Na manhã desta quarta-feira (10), os cerca de 360 alunos de Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique Sousa, no bairro Morada Nova em Teresina, aprenderam como elaborar um Projeto de Lei com a pedagoga e advogada Lucimar Oliveira. A atividade faz parte da segunda etapa do Parlamento Jovem Brasileiro, programa da Câmara dos Deputados que está na 16ª edição e simula uma jornada parlamentar com estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares.

"Nosso objetivo é fazer com que nossos alunos desenvolvam as habilidades e domínio da linguagem e saber se expressar e argumentar. Porque na Câmara eles vão ter que defender o projeto deles. Então, nós também estamos instigando eles para que sejam pessoas críticas, para que eles saibam argumentar a elaboração dessa proposta que eles vão fazer. Para nós é gratificante fazer com que nossos alunos participem", enfatiza a diretora do Ceti, Djanira Alencar.

A professora de língua portuguesa do Ceti João Henrique, Ana Maria, é a responsável por acompanhar os estudantes diretamente na escola. A primeira etapa consistiu na apresentação e divulgação do projeto e a terceira será a prática, quando os alunos começam a escrever o projeto. Eles terão até o dia 31 de maio para realizar a inscrição e enviar a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que vai selecionar os representantes da rede pública estadual.

O encontro do Parlamento Jovem Brasileiro será realizado neste ano de 23 a 27 de setembro, em Brasília. Na oportunidade os jovens recebem informações sobre o processo legislativo, participação e cidadania, e realizam debates e votações como se fossem deputados federais.

No mês de março, técnica de Ensino, Márcia Oliveira, participou do Encontro dos Coordenadores Estaduais do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) em Brasília com o objetivo de ajustar detalhes para a participação do Piauí na 16ª edição do Parlamento Jovem.

Para se inscrever, o estudante deverá consultar as informações no Manual de Procedimentos 2019, no site https://www.camara.leg.br/pjb e elaborar um Projeto de Lei de sua autoria, conforme as orientações presentes nos materiais disponíveis para consulta.

Mais informações estão disponíveis nas páginas do PJB no facebook/parlamento.jovembrasileiro,  @parlamentojovembrasileiro, no instagram, e Disque-Câmara:0800619619.