Escola incentiva protagonismo de alunos durante oficinas

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lucinete Santana da Silva, no município de Paulistana, deu início nesta terça-feira (9) ao projeto "A escola que queremos" desenvolvendo cinco oficinas baseadas em temas ligados a educação e participação democrática. No projeto foram selecionados dez alunos para apresentar os temas propostos nas oficinas para toda a escola.

Entre os temas a serem abordados pelos alunos estão: Valores democráticos e de coletividade; Representação política; O papel das leis para convivência e sociedade; Debate e fiscalização das políticas públicas e a Participação política. 


As oficinas foram idealizadas com base no curso da Câmara Federal de Deputados, em Brasília, no qual a diretora do CETI, Lucicleia Acioly, participa e traz como tema o módulo "Educação para democracia".

"O meu objetivo com esse projeto é dar mais sensibilidade, participação e que os alunos sejam mais críticos. Eles já participam com os líderes estudantis, com a caixa de sugestões e reuniões, então decidi trazer o tema para eles trabalharem e iniciar uma conversação para integrar a gestão da escola", explica a diretora.

Durante as atividades, os alunos destacaram entre eles os mais participativos, os motivados, e os responsáveis para estar a frente das proposições de melhoria, na visão dos aluno, junto a direção escolar.

"Foi um momento muito interessante em que os alunos reagiram aprovando ou negando os temas levantados durante o debate entre alunos e a gestão escolar, e posteriormente a escola irá analisar as sugestões. Gostei muito da atividade em que os alunos se mostraram muito participativos", completa Lucicleia.


Após a realização das oficinas, será criado o "parlamento da escola" com a finalidade de debater entre a gestão escolar e os estudantes as questões de interesse escolar comum. No final de cada oficina os alunos irão receber um certificado de participação com os temas apresentados.