Escolas de Regeneração iniciam projeto voltado ao Enem

 

O Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) Aurora Barbosa de Oliveira, em parceria com a Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, promoveram na manhã do último sábado (06) a aula inaugural do projeto "É do portão pra fora que a gente  se resolve". A iniciativa tem o objetivo de intensificar a preparação dos alunos da rede pública em Regeneração, para o Exame  Nacional  do Ensino  Médio (Enem).

 

Iniciado em 2018, a partir da ideia do professor de Língua Portuguesa, Adonias Freitas, o projeto  surgiu  como uma estratégia  motivadora de destaque  para complementar  as abordagens  em sala de aula. "O nome do projeto surgiu a partir de uma gíria usada como ameaça muitas vezes entre os alunos e quisemos ressignificar no sentido deles pensarem nos próprios futuros após o ensino médio", observa.


 

Os resultados  satisfatórios do ano passado  contribuíram  significativamente para o sucesso do projeto.  Verificou-se um salto quantitativo  e qualitativo a partir  das aprovações obtidas. Para Francisco Natanael, egresso do curso  de Administração do CETI Aurora Barbosa , graduando  do Curso de Bacharelado  em Direito  na UEMG,  o estudo  é  um dos melhores caminhos  para promover mudanças  positivas  na vida. "Já  estive no lugar  deles e não  é  preciso  ter antecedentes excepcionais na escola para alcançar  seus objetivos. Basta você  se esforçar  e não  parar no meio do caminho. Sou muito  grato por ter conhecido  professores que me deram uma direção  na vida", destaca o estudante. 


 

A diretora Rozenilde Silva revela que a iniciativa surgiu com o intuito estimular os alunos a participarem de forma ativa do Enem, tendo obtido resultados excepcionais nos resultados de 2019. "A segunda edição vem com força total, pois nos sentimos entusiasmados com os resultados conseguidos por nossos alunos. Todos trabalhando juntos, alunos e professores de nossa escola e parceira, poderemos transformar mais vidas este ano e chegar mais perto do sonho desses estudantes de cursar o ensino superior", destaca.

 

Além de conteúdo didáticos, os palestrantes repassaram dicas de como estudar e otimizar o tempo. Nesse sentido, as escolas  buscam priorizar um trabalho  sistemático  contínuo com as áreas  exigidas  na referida  prova. Além disso, há a realização  de revisões mensais para a comunidade escolar  da região.

 

A aula inaugural de Redação em 2019 foi ministrada pela professora Aliny Cardoso, mestre em Estudos da Linguagem pela UFPI,  especialista  em Linguística e professora de Língua  Portuguesa da Seduc-MA, tendo vasta experiência  na área  de produção  do texto  dissertativo -argumentativo.  Na área de Ciências Humanas, a aula  foi ministrada pelo professor Reinaldo   Vieira, licenciado  em Geografia  e Física , ministrante  de formação  continuada  da Secretaria Municipal de Educação de Regeneração e especialista  em Ensino  de Ciências.