Seminário reflete a conclusão do currículo da BNCC no Piauí

Foram dois anos de encontros de profissionais da educação para a elaboração do documento do currículo do Piauí após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, na resolução do Conselho Nacional de Educação/CP Nº 2 em dezembro de 2017. É na base que vão estar discriminados os assuntos e a metodologia para a educação infantil e ensino fundamental a ser utilizados em sala de aula, explorando as habilidades e competências dos alunos.

Como uma das etapas de conclusão do documento, nesta sexta-feira (05), foi realizado no auditório do Centro de Formação Antonino Freire o I Seminário "Perspectivas atuais da BNCC e o currículo do Piauí". O encontro faz parte do processo de debates da base que objetiva melhorar os índices educacionais e proporcionar a igualdade e qualidade da aprendizagem dos estudantes, uma vez que o processo é contínuo e permanente.



Mais de 400 profissionais se inscreveram para esse momento de socialização de conhecimentos sobre a Base, que teve a apresentação de colóquios temáticos por área de conhecimento, mesas redonda e debates.



"Quanto mais os profissionais vierem para esses encontros, mais teremos como fazer a multiplicação nos municípios, porque esse é um momento de troca de ideia e definição do papel do currículo nas escolas. É importante a participação de todos, porque a BNCC é uma lei, vai para todas as escolas e por isso as formações têm que ser realizadas. Por isso, neste seminário vamos discutir o plano de aula do professor, na perspectiva da BNCC", explica a professora Gildete Milu, diretora geral do Centro de Formação Antonino Freire e também presidente da comissão de análise e elaboração do parecer do currículo do Piauí.



Com base nesse documento, foram instauradas as equipes ProBNCC, responsáveis pela implementação da Base Nacional Comum Curricular em todo o território nacional. No Piauí, essa equipe foi composta com professores(as) especialistas nas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Eles tiveram a responsabilidade de conduzir o processo de construção do Documento Curricular Referencial do Piauí, em um regime de colaboração que envolve o Estado e os Municípios em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) e apoio do MEC.



"Queremos impactar as pessoas, chamar atenção do protagonismo da Base. Vamos relembrar o que ocorreu no ano passado, o histórico, o processo, onde estamos hoje e quais os direcionamentos da BNCC para o currículo do Piauí", explica Paula Neto de Oliveira, analista da ProBNCC, que fez parte da primeira mesa junto com o Superintendente de Ensino da Seduc e coordenador estadual da BNCC, professor Carlos Alberto Silva; e com o diretor do Centro de Formação Antonino Freire, professor Sebastião Gomes Ferreira.

 


O QUE É A BNCC?


A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todas as crianças e adolescentes têm direito durante a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Nesse sentido, a BNCC passa a ser uma referência nacional e obrigatória para a construção e adequação dos Documentos Curriculares e propostas pedagógicas dos sistemas e redes de ensino e das escolas em todo o Brasil.

Após o Seminário geral será a vez das escolas trabalharem as habilidades dos novos componentes curriculares das disciplinas.