Escola Estado de SP realiza atividade de combate à violência

Alunos e funcionários da Unidade Escolar Estado de São Paulo, localizada no Parque Piauí, em Teresina, participaram nesta quinta-feira (14) de dois momentos de reflexão sobre a problemática da violência, que nossa sociedade vive e principalmente a escola pública.

No início da manhã houve um ato em homenagem à tragédia em Suzano, objetivando o respeito e amor ao próximo, intitulado "Queremos mais Amor e Paz". Os alunos foram para a quadra da escola, todos de mãos dadas, e fizeram um momento de oração e música em forma de homenagem.

Na tarde do mesmo dia a escola recebeu o projeto Papo com a PC. Resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a Polícia Civil (PC), o evento trouxe à tona o tema Crimes Virtuais para cerca de 500 jovens do Ensino Médio matriculados na Unidade, que puderam conhecer um pouco mais sobre esse universo cibernético do ponto de vista da Polícia.

Marcelo Castelo Branco, agente da Polícia Civil do Piauí, formado em direito, mestre em Direito Público e doutorando em Ciências Criminais pela PUC do Rio Grande do Sul, de uma forma bem leve e descontraída abordou o tema com os alunos e professores da escola citando exemplos cotidianos vivenciados durante a carreira policial, como estupros e furtos virtuais.

"Nós apresentamos a polícia como um todo, falando de todos os eixos de atuação do projeto. Temos política de combate às drogas, violência contra a mulher e o feminicídio, violência contra o idoso, entre outros. O importante é alertar esses jovens para que evitem se colocar em situação de perigo e como se proteger", explica o palestrante.

O projeto Papo com a PC tem como finalidade combater e diminuir a violência no ambiente escolar, por meio da aproximação dos alunos com a polícia em rodas de conversa sobre diferentes temas desde drogas, cyberbullying, crimes de trânsito, violência contra a mulher, crimes contra raça e gênero, contra a criança e adolescente, crimes na internet, entre outros.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Gilcarla Prato, a Unidade Escolar Estado de São Paulo também já recebeu outros projetos externo como o Queremos Paz e Maria da Penha na Escola. "Também desenvolvemos projetos escolares sobre bullying e mesa redonda sobre a escola que queremos. Além de um trabalho cotidiano de professores e demais profissionais da educação para incentivar uma cultura de paz e respeito ao próximo", destaca.