JF realiza Pactuação de Metas em escolas de Ensino Médio

As ações da ferramenta de gestão Jovem de Futuro (JF) estão a todo vapor. Durante esta semana, aconteceu em todas as Gerências Regionais a 1ª Visita Técnica de Metas, encontro que teve o objetivo de apresentar o circuito de gestão JF e explicar a meta da escola e os indicadores estruturantes, preparando assim o gestor para a condução de reunião de compromisso com as metas com toda a comunidade escolar. O encontro foi destinado a Agente do Circuito de Gestão (ACGs) e Gestores Escolares.

Na 19ª Gerência Regional de Educação (GRE), localizada na zona Sul de Teresina e que tem hoje 24 escolas com a ferramenta de gestão Jovem de Futuro, a 1ª Visita Técnica de Metas aconteceu na Unidade Escolar Henrique Couto.

"Para esse momento tivemos como ponto de partida um olhar cuidadoso para os resultados de 2018. A ideia é montar estratégias para a construção do plano de elaboração de 2019, pegamos como base o documento do novo Ensino Médio, vamos priorizar a diminuição da evasão escolar e pensar na questão de elevar o índice de aprovação dos estudantes", afirma a agente de circuito de gestão, Dalila Castelo Branco.

Já na 1ª Gerencia Regional de Educação (GRE), localizada em Parnaíba, o acolhimento foi feito com distribuição de doces e cartões de boas-vindas e em seguida foi apresentado um vídeo motivacional com o tema "De olho no Mundo", onde a gerente, Safira Maria de Santos, fez uma fala da importância da educação e desse comprometimento da corresponsabilização de cada um de uma forma geral para o alcance da meta.

Durante o encontro em Parnaíba, a Agente do Circuito de Gestão, Elioene Fernandes Pessoa, falou sobre o IDEB, apresentou os resultados e as metas. "Na semana pedagógica já havíamos distribuídos os livros de boas práticas para todas as nossas escolas jurisdicionadas e agora nesse encontro fizemos um kit só para as escolas do JF, que contém o relatório de 2018 das ações, folder de divulgação do JF e mais exemplares das boas práticas. Aconselhamos que as escolas leiam as boas práticas das demais escolas do Piauí e tenham ideias para implementar na escola o que for bom", declara a ACG.

Na 21ª GRE, o dia foi muito intenso e de muito trabalho. "Iniciamos com uma acolhida, logo em seguida fizemos uma apresentação sobre a evolução de IDEB da rede de Ensino Médio da Seduc, que nos ajudou a saber como estamos quanto rede e onde queremos chegar em 2019. Também debatemos a questão da evolução das notas da Prova Brasil da nossa rede de ensino e fomos pontuar sobre os resultados das escolas no IDEB e as metas das nossas escolas, refletimos a respeito do que podemos fazer para alcançar a meta da escola", finaliza Márcia Cristina Sena, coordenadora de Ensino 21ª GRE.

Sobre o Jovem de Futuro

O JF foi estruturado com base na premissa de que uma gestão de qualidade, eficiente, participativa e orientada para resultados, com equidade, pode proporcionar impacto significativo no aprendizado dos estudantes.

O Jovem de Futuro, oferece diferentes instrumentos que dão suporte ao trabalho de gestão das escolas e das redes de ensino, como assessoria técnica, formações, análises de dados e o apoio de sistemas tecnológicos especialmente desenvolvidos para ele.

O programa também estimula as trocas de experiências entre os gestores nele envolvidos, de forma a contribuir ao fortalecimento dos conhecimentos instalados e produzidos em cada rede parceira.