Seduc realiza reunião de Gestão Integrada Jovem de Futuro

Trabalhar para garantir uma educação de qualidade para todos os piauienses é um compromisso do Governo do Estado. Pensando assim, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem se empenhando para garantir o acesso à permanência e aprendizagem dos alunos da rede estadual de educação. Várias ações estão sendo realizadas. Exemplo de sucesso é a metodologia de gestão Jovem de Futuro (JF), que nesta quinta-feira, 14 de março, promoveu mais um encontro via mediação tecnológica (Cana Educação).

A Reunião de Gestão Integrada Planejamento 2019 foi mediada pelo diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Ellen Gera, e destinada a Gestores Regionais e Técnicos de Ensino/ACGs.

O diretor deu início às atividades falando que o momento é muito importante. "Estamos passando da fase de metas para a fase de planejamento. Essa reunião é muito importante para acertarmos as principais orientações para que os profissionais nas Gerências Regionais possam juntos com as escolas realizarem os protocolos de metas e planejamento", declara.

Durante o encontro, Ellen Gera fez uma retrospectiva sobre as primeiras ações do Circuito de Gestão Jovem de Futuro em 2019 e falou dos novos passos para o Circuito de Gestão do JF. "O calendário que estamos trabalhando iniciou no dia 25 de fevereiro com o lançamento do circuito JF, depois realizamos reuniões internas na Secretaria. Já no dia 28 de fevereiro fizemos uma RGI de metas pelo Canal Educação. Na sequência, os educadores entraram em uma rotina de trabalho interna da GRE, entre os dias 11 e 13 de março fizemos um conjunto de visitas técnicas onde as escolas foram para as GRES, o foco foi a pactuação de metas, então tudo que foi feito nesse primeiro bloco teve como foco a pactuação", disse o diretor da UNEA.

De acordo com Ellen Gera, a Gerência de Ensino Médio já fez um relatório preliminar onde mostra que as Gerências Regionais conseguiram realizar essas atividades, mostrando assim que as próximos etapas podem ser seguidas.

"Nesse momento estamos mudado o foco do trabalho, agora vamos começar uma rotina de trabalho voltada para o planejamento. Iremos fazer um bom diagnóstico das dificuldades que nós temos neste momento e do precisamos fazer para poder chegar nas metas que estamos projetando para o ano de 2019", afirma.

Na oportunidade, o diretor da Unidade de Ensino Aprendizagem, falou também dos indicadores estruturantes que são um termômetro para a escola verificar as condições básicas para garantir a aprendizagem dos estudantes. "As metas de IDEB são bianuais, precisamos coletar e acompanhar dados que nos permitam identificar se estamos caminhando ou não para o atingimento da nossas metas".

Ainda na programação foi apresentado orientações sobre a 2ª Visita Técnica de Metas, que tem como objetivo compartilhar as metas com a comunidade escolar e corresponsabilizá-la nas buscas dos resultados almejados.

Uma novidade para esse ano é o caso da impossibilidade da presença do Agente do Circuito de Gestão (ACG), a escola deverá utilizar o recurso do protocolo autoinstrucional. Esse recurso consiste em um vídeo gravado auto explicativo, de tal forma que a dupla gestora terá condições de seguir o passo a passo e conduzir as ações esperadas para a realização da  visita técnica.

A última pauta da reunião foi a 1ª Visita Técnica de Planejamento. Na oportunidade o diretor falou que essa visita tem o objetivo de apresentar uma visão geral do planejamento e ao final realizar um levantamento de problemas associados a situação atual da escola e que afetam nas metas e nos indicadores estruturantes.

O evento foi finalizado com o diretor Ellen Gera desejando um bom trabalho a todos os envolvidos no Jovem de Futuro. "O que nós estamos fazendo aqui é gestão da rede, não estamos cumprindo um rito de programa, fazer gestão é também trabalhar com a realidade, mas acredito que de forma criativa e com todos engajados com o mesmo objetivo com certeza nos vamos chegar nos resultados esperados e comemorar no final do ano o atingimento de todas as metas", finaliza entusiasmado o Gestor.