Escolas da rede estadual participam de pesquisa do IBGE



Em 2019, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará, em escolas públicas e privadas de diversas cidades do país, a 4ª edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio do Ministério da Educação.

A pesquisa, que tem como objetivos conhecer e dimensionar fatores de risco e proteção à saúde de adolescentes; subsidiar o monitoramento da saúde dos estudantes do país; e orientar ações de saúde destinadas a esse grupo populacional, mediante fornecimento de informações confiáveis sobre o tema, será feita em 62 escolas da rede pública estadual de ensino do Piauí, com o total apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).


"Esse tipo de pesquisa é muito importante para que possamos diagnosticar com precisão os problemas que afligem nossos alunos, no ambiente escolar e fora dele, para que sejam feitos investimentos em políticas públicas que melhorem a qualidade de vida desses adolescentes", afirma o secretário da Educação, Hélder Jacobina.

A pesquisa será realizada utilizando um equipamento de mão semelhante a um smartphone (Dispositivo Móvel de Coleta), no qual será inserido o questionário estruturado para ser respondido diretamente pelo aluno. O responsável pela escola selecionada também responderá um questionário com informações sobre o ambiente escolar.


Os contextos social e familiar dos estudantes, seus hábitos alimentares, prática de atividade física, percepção da imagem corporal, cuidados de higiene pessoal, experimentação e consumo de cigarro, álcool e outras drogas, comportamento sexual e reprodutivo, uso de serviços de saúde, violência, segurança e acidentes entre outros são os temas abordados pela pesquisa.

A coleta terá início em abril e no dia 19 de março, às 10h da manhã, a equipe do IBGE irá se reunir com os diretores das escolas selecionadas para que estes se familiarizem com o método que será utilizado. A reunião acontecerá no auditório da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).