Papo com a PC inicia palestras nas escolas da 19ª GRE

A internet, uma das ferramentas mais utilizadas entre os jovens, principalmente por conta das redes sociais, é a responsável pela conexão em rede em todo mundo. Com ela as distâncias diminuíram e a comunicação se tornou instantânea, porém ao mesmo tempo que útil tecnologicamente, pode ser um perigo nas relações acarretando uma série de crimes virtuais. 

Por isso que o projeto Papo com a PC, resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a Polícia Civil (PC), trouxe à tona o tema Crimes Virtuais na manhã desta segunda-feira (11) na Unidade Escolar Sigefredo Pacheco, no bairro Bela Vista I, zona sul de Teresina. Cerca de 300 jovens do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio matriculados na Unidade, puderam conhecer um pouco mais sobre esse universo cibernético do ponto de vista da Polícia.




Marcelo Castelo Branco, agente da Polícia Civil do Piauí, formado em direito, mestre em Direito Público e doutorando em Ciências Criminais pela PUC do Rio Grande do Sul, de uma forma bem leve e descontraída abordou o tema com os alunos e professores da escola citando exemplos cotidianos vivenciados durante a carreira policial, como estupros e furtos virtuais. 


Além de aproximar a sociedade da Polícia, o projeto orienta como agir em casos como esses, sempre informando os canais de comunicação com o órgão para que os crimes possam ser investigados. "Nós vamos também apresentar a polícia como um todo, falando de todos os eixos de atuação do projeto. Nós temos política de combate às drogas, violência contra a mulher e o feminicídio, violência contra o idoso, entre outros. O importante é alertar esses jovens para que evitem se colocar em situação de perigo e como se proteger", explica o palestrante.



A diretora da Unidade Escolar Sigefredo Pacheco, professora Teresa Cristina, frisou que essa pode ser uma forma de prevenção eficaz para tirar crianças e jovens da criminalidade, "muitas vezes os jovens não sabem como utilizar os meios virtuais. Então essa iniciativa vai ajudá-los a administrar a tecnologia a favor deles e não contra".




Leandra Beatriz aos 19 anos usa bastante o celular, inclusive para os estudos, mas tem noção de como se comportar diante das redes sociais e achou o tema bastante pertinente à realidade. "Eu vejo, por exemplo, no meu perfil muitas pessoas usando aquele espaço para disseminar ódio e não é bem assim, pois é um espaço público, você tem que pensar se aquilo vai atingir o próximo", relata a estudante.


 

O projeto que vem sendo planejado desde o ano passado começou a ser colocado em prática nos primeiros dias letivos deste ano nas escolas da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE). Nesta semana, até o dia 15 de março, é a vez as escolas da 19ª GRE. Na próxima semana, de 18 a 21 de março, as escolas da 20ª GRE e de 25 a 29 de março as escolas da 21ª GRE receberão as visitas da Polícia Civil. Ainda no primeiro bimestre letivo de 2019, as escolas da rede estadual nos municípios de Parnaíba, Floriano e Picos, também receberão o projeto Papo com a PC.



PAPO COM A PC NAS ESCOLAS DA SEDUC

O projeto Papo com a PC tem como finalidade combater e diminuir a violência no ambiente escolar, por meio da aproximação dos alunos com a polícia em rodas de conversa sobre diferentes temas desde drogas, cyberbullying, crimes de trânsito, violência contra a mulher, crimes contra raça e gênero, contra a criança e adolescente, crimes na internet, entre outros.


A ideia não é apenas a realização de palestras, e sim, como o próprio nome já diz, promover um bate-papo entre policiais e jovens estudantes da rede pública estadual dos 15 aos 29 anos. Após a explicação do tema central, o mesmo será ilustrado com casos reais, até para estimular os alunos a tirarem dúvidas de como proceder diante de um desses crimes.


CONFIRA O CRONOGRAMA DO PROJETO NAS OUTRAS ESCOLAS


19ª GRE - TERESINA

ESCOLA

DATA

HORÁRIO

PALESTRA

U E SIGEFREDO PACHECO

11/mar

8h30min

PREVENÇÃO E COMBATE A CRIMES DE INTERNET.

CEEP LOURIVAL PARENTE

12/mar

8h30min

 PREVENÇÃO E COMBATE CRIMES DE INTERNET.

U E NAIR GONÇALVES

13/mar

8h00min

PREVENÇÃO E COMBATE A CRIMES DE INTERNET.

U.E ESTADO DE SÃO PAULO

14/mar

8h30min

 PREVENÇÃO E COMBATE A CRIMES DE INTERNET.

U E AURISTELA SOARES LIMA

15/mar

8h30min

CRIME E COMBATE A CRIMES DE ÓDIO, CONTRA RAÇA E GÊNERO (LGBT TRANS).

20ª GRE - TERESINA

CETI PROFESSOR BALDUÍNO BARBOSA DE DEUS

18/mar

MANHÃ

PREVENÇÃO E COMBATE A DROGAS ILÍCITAS

U. E. MONS. RAIMUNDO NONATO MELO

19/mar

TARDE

PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

U. E. ANGELINA DE MOURA LEAL

20/mar

MANHÃ

PREVENÇÃO E COMBATE A DROGAS ILÍCITAS

CETI PROFESSOR DARCY ARAÚJO

20/mar

MANHÃ

PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

CETI PROFESSOR JOCA VIEIRA

21/mar

MANHÃ

PREVENÇÃO E COMBATE A DROGAS ILÍCITAS

U. E. GERVÁSIO COSTA

21/mar

MANHÃ TARDE

PREVENÇÃO E COMBATE A CRIMES CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES - MANHÃ

PREVENÇÃO E COMBATES A DROGAS ILÍCITAS - TARDE

21º GRE - TERESINA

CETI MILTON AGUIAR

25/mar

09h

CRIMES DE ÓDIO, RAÇA E DE GÊNERO (LGBT TRANS)

U. E. SANTA INÊS

26/mar

14h

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

CEEP RUY BERGER

27/mar

09h30min

PREVENÇÃO E COMBATE AS DROGAS ILÍCITAS

CETI FONTES IBIAPINA

28/mar

09h

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

CETI CONCEIÇÃO SALOMÉ

29/mar

09h

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

U. E. PIRES DE CASTRO

A DEFINIR

08h

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER