Abertura do Didácio Arte acontece no Parque da Cidadania

Com o tema "Mulher, mãe da humanidade", o Centro Estadual de Tempo Integral - CETI Didácio Silva realizou nesta sexta-feira (08), a abertura da 13ª edição do Didácio Arte no Parque da Cidadania com exposições e apresentações artísticas, culturais e produções textuais.

"É sempre um desafio, inovação, sair da mesmice, mostrar que a educação transcende qualquer espaço, é principalmente um trabalho de equipe. Quando a gente faz esse trabalho, apesar de ser um trabalho que dá trabalho mas que dá prazer, ele dinamiza toda essa atividade escolar, que ela pode passar a ser rotineira, principalmente na modalidade tempo integral. Livro - professor - quadro - pincel, se tornaria até enfadonho. A princípio não foi fácil, éramos tidos como a escola das festas, mas com o tempo ganhamos espaço por conta de sempre termos o cunho pedagógico, então quando a gente tem um desafio de onde a arte vem a somar, os resultados podem ser comprovados através da erradicação do índice de evasão escolar, da violência escolar, conseguindo aprovações nas avaliações externas, como foi o nosso caso. Então já somos uma marca e sempre temos que  inovar", afirma o diretor da escola Alberto Machado.

O Didácio Arte que atravessa os muros da escola, sempre procura um lugar diferente, os encontros são realizados nas praças, shoppings, ruas e parques da cidade como hoje, no Parque da Cidadania. A culminância do projeto acontece em novembro em um grande evento. As atividades fizeram parte de todo o dia: Pela manhã a escola realizou com alunos e professores panfletagem, entrega de flores e mensagens nas ruas do bairro Dirceu e Centro. No período da tarde, os estudantes fizeram homenagens as mulheres no metrô da cidade e declamaram poemas durante o percurso entre o bairro Dirceu e o Parque da Cidadania.

Com pouco mais de um ano trabalhando na escola, a professora de artes Valdalia Mateus, disse que a questão da arte fora da escola é muito válida, pois o aprendizado não se dá somente em sala de aula. " O aprendizado vai além disso, então quando você coloca esse aluno em contato com a dança, o teatro, a música, agrega outros valores e quando ele desenvolve uma arte, automaticamente tem um desenvolvimento maior nas outras disciplinas, o interesse dele vai além. Ele tem uma outra visão de mundo através desse contato com a arte", comenta.

Para a estudante Abda Jennyfer do 3º ano que participa do Didácio Arte pela primeira vez, o evento é muito importante para a comunidade como um todo. "O projeto esse ano ajuda a conscientizar os meninos sobre os direitos da mulher por conta da temática e ainda introduz a comunidade como um todo na escola", diz a aluna.

O evento no parque contou ainda com exposições artísticas, shows, sarau literário, distribuição de kits de beleza e serviços de maquiagem para mulheres, por conta da comemoração do dia Internacional da Mulher, envolvendo os alunos e a comunidade escolar também com uma grande mobilização ao combate do feminicídio, com base no tema do Didácio Arte deste ano que ressalta a importância da mulher para a humanidade.