Jovem de Futuro realiza reunião de Gestão de Metas

Dando continuidade às ações da ferramenta de gestão Jovem de Futuro  - Ciclo 2019, aconteceu nesta quinta -feira, 27, via medicação Tecnológica (Canal Educação), a Reunião de Gestão Integrada de Metas -RGI. O encontro foi destinado ao trio gestor da Gerência Regional de Educação e os Agentes de Apoio ao Circuito de Gestão - ACGs e teve o objetivo de apresentar a situação atual da rede e os desafios para o alcance das metas.

A RGI foi mediada pelo diretor da Unidade de Ensino Aprendizagem, Ellen Gera, que na oportunidade deu boas-vindas aos participantes e ressaltou importância destes profissionais no elo de planejamento de ações entre SEDUC e escolas.

No primeiro momento, o diretor da UNEA fez uma apresentação de projeções de metas para a rede de Ensino Médio da Seduc. "O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB é um indicador colocado para as Secretaria Estaduais e rede de ensino para avaliar o desenvolvimento da Educação Básica no Brasil, trabalhamos olhando para ele no que diz respeito ao Circuito de Gestão do Jovem de Futuro. Não podemos ter nenhuma dúvidas quanto ao IDEB, para que possamos trabalhar as ações de forma correta para que consigamos chegar nas metas propostas", declara Ellen.

Na oportunidade, o diretor expôs os resultados atingidos pela rede estadual de ensino. "Em 2015 a meta do Ensino Médio era 3.2, conseguimos atingir. Em 2017 a rede obteve 3.3 e tem como meta para 2019, o índice de 3.8. Portanto, precisamos fazer uma boa análise de diagnóstico da rede para que possamos projetar as ações corretas e seguir avançando cada vez mais no desenvolvimento de nossa educação", afirma Ellen.

Para 2019, o Ministério da Educação já propôs a meta para as escolas de ensino médio do Piauí. "A meta da rede é 3.8 para o ano de 2019. Teremos o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que vai acontece por volta da segunda quinzena de outubro, ele vem justamente para fazer uma validação e aferir o resultado do avanço da proficiência dos alunos das nossas escolas de ensino médio. Esse é nosso cenário, mostra que nosso desafio é muito grande, mas precisamos olhar as metas para que possamos propor as ações mais assertivas possíveis e conseguirmos chegar na meta proposta pelo MEC que é 3.8".

Ainda na programação do encontro foram alinhadas estratégias para a execução da Reunião Técnica de Metas (RT) e da 1 Visita Técnica de Metas (VT). "Nesse momento a GRE realiza um diagnóstico dos resultados das suas escolas, considerando como desafios de meta, o valor estabelecido para o ano de 2018 no circuito Jovem de Futuro, caso as escolas tenham obtido essas metas, propomos metas mais desafiadoras", afirma Ellen Gera.

O evento foi finalizado com a participação do gerente de Ensino Médio, Clebe Gonçalves, que falou dos desafios e objetivos do JF. "Percebemos que as escolas em que há o programa Jovem de Futuro obtiveram melhoras de forma significativa nos indicadores de educação. A SEDUC não tem medido esforços para que os gestores tenham as condições de fazer esse monitoramento, de auxiliar a escola no planejamento estratégico concomitante com o que é feito na Secretaria de Educação. Os ACG´s e o trio gestor são chaves em todo esse processo com ações do planejamento estratégico entre SEDUC e escolas fazendo com que este circuito de gestão possa acontecer de modo efetivo", finaliza o gerente.