Mobilizações no interior incentivam jovens a voltar estudar

As Gerências Regionais de Educação (GREs) realizam campanhas de mobilização pelo interior do estado com o objetivo de incentivar jovens e adultos que estão fora da sala de aula a darem continuarem aos seus estudos.

No município de Barras, por exemplo, equipes da 2ª Gerência Regional de Educação saíram pelas ruas da cidade conversando com a população, levando informações sobre educação e a importância de retomar os estudos.

"As escolas da rede estadual ofertam Educação de Jovens e Adultos às pessoas que, por algum motivo, não deram continuidade aos seus estudos ou nunca tiveram acesso ao Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Em Barras, os interessados em dar continuidade ao Ensino Fundamental, iniciar ou concluir o Ensino Médio podem procurar as Unidades escolares: Monsenhor Lindolfo Uchoa (bairro Boa Vista), Matias Olímpio e CEJA Conrado Amorim de Sousa (centro). É necessário levar cópias de documentos tais como: RG, CPF, título de eleitor e duas fotos 3X4", explicou Liliana Carcará, gerente da 2ª GRE.

A rede estadual de ensino conta com 400 escolas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos, destas, 28 funcionam como Centros exclusivos para a oferta dessa modalidade.  Atualmente mais de 130 mil jovens, adultos e idosos são atendidos.

Além da Regional de Barras, outras GREs de município como: Picos, Parnaíba, São João do Piauí, dentre outros, também estão reforçando a campanha de incentivo Às matrículas na Educação de Jovens e Adultos.

Para este ano, a Seduc está oferecendo mais de 150 mil vagas em todo o estado. Para se matricular no Ensino Fundamental é necessário ter a partir de 15 anos, já para o Ensino Médio, a partir de 18 anos.  "Muitas escolas já iniciaram as aulas, mas ainda está ocorrendo o processo de enturmação, então é possível que até o fim do mês de março sejam efetuadas matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)", afirmou a Diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, Conceição Andrade.

Veja aonde pode se matricular. Clique aqui e confira os endereços das escolas