Ex-dependente químico conquista graduação em Direito

A parceria entre a Secretaria de Estado de Educação com a Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, em Teresina, vem permitindo aos ex-dependentes químicos transformarem sua realidade por meio da educação. Mais um exemplo do exitoso processo de ressocialização aconteceu na última quarta-feira (20) durante formatura do Centro de Ensino Superior Vale do Parnaíba (Cesvale).

O novo bacharel em Direito, Carlos Eduardo Sousa Costa, ingressou no ensino superior após participar das aulas preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) durante seu processo de ressocialização na Fazenda da Paz. Envolvido com a criminalidade e drogas, Carlos Eduardo comemora a volta por cima chegando a sua formatura.

"Eu entrei na Fazenda desacreditado, como todos os usuário de drogas que lá entram. Foi através da reabilitação com minha família que iniciei o tratamento com o intuito de arrumar minha vida. Em 2012 retomei meus estudos e tive a oportunidade de realizar um preparatório na Fazenda da Paz em parceria com a Seduc, que acontecia aos finais de semana e consegui cursar Direito, que eu desejava. A graduação pra mim não é apenas um título, é o certificado de vitória e esperança da possibilidade de mais conquistas", declarou.

Foto: Reprodução/Facebook

O coordenador da instituição, Célio Barbosa, aponta que a parceria oportuniza melhor ressocialização. "Acreditamos que o homem pode desejar a mudança, encontrar oportunidades e isso, conseguimos com a parceria da Seduc  na área do ensino. Os ex-dependentes tem acesso à educação de qualidade em diversas modalidades: Educação de Jovens e Adultos (EJA), Cursos Técnicos e preparatório para o ENEM, e estas são oportunidades para a ressocialização", pontuou.

Pioneira no Estado do Piauí na implantação e gerenciamento de Comunidades Terapêuticas (CT), a Fazenda da Paz destaca-se no atendimento a mais de 23.000 (vinte e três mil) dependentes químicos e seus familiares.