Seduc e OAB são parceiros em projeto Contra as Drogas

Com o objetivo de capacitar gestores, professores, servidores e, principalmente, alunos para atuar de forma direta na prevenção às drogas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), traçaram ideias junto às escolas para o projeto: Escolas em ação na prevenção às drogas, tornando-os multiplicadores de ações para implementar políticas pelo uso de entorpecentes nas escolas no Piauí.

Participam do projeto gestores escolares, professores, servidores e os alunos das escolas pertencentes a 4ª Gerência Regional de Educação (GRE). Pretende-se alcançar 100% das escolas da 4ª GRE e posteriormente as escolas de todo o estado.

A ideia é que os envolvidos contribuam com o desenvolvimento de práticas de prevenção às drogas que favoreça a cultura de paz nos Centros Estaduais de Tempo Integral - CETI; Desenvolver intervenções e técnicas comportamentais de autoconhecimento de forma a ajudar os alunos a exercerem o protagonismo juvenil nos Centros;  Criar um ambiente amistoso nos Centros que favoreça o conhecimento significativo, motivação, tomada de decisão responsável, resistências grupais e autoestima dos alunos na prevenção as drogas;  Estimular os Centros a desenvolver um plano estratégico específico de integração e envolvimento dos alunos, além de instigar a criação de um sistema de avaliação qualitativa que valorize os alunos partícipes nas ações de prevenção e intervenção.

De acordo com o gerente da 4ª GRE, Tarcísio Pires, a proposta de intervenção parte da realidade de um contexto socioeducacional, que as tornaram foco de muitas discussões no campo da educação e saúde. "Isso agrega valores culturais e sociais que refletem na mudança de metodologia e atitude das escolas. O projeto em desenvolvimento tem como metodologia o padrão SMART, são caracterizados por ferramentas que auxiliam na definição de metas e no alcance de resultados de forma clara. Nessa compreensão de metodologia a ser aplicada nas escolas da 4ª GRE, tem como dinâmica de funcionamento contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos, autonomia e prepará-los para a vida, além de capacitar e mobilizar profissionais de referência das escolas para o trabalho preventivo, de modo a identificar no espaço das escolas outros, que tenham o perfil para se tornarem multiplicadores no exercício do protagonismo juvenil no enfrentamento e intervenção às drogas", afirma o gerente.

No primeiro momento será desenvolvido nos Centros Estaduais de Tempo Integral - CETI, e posteriormente será estendido para as demais escolas sediadas no território Centro Norte, com abrangência de aproximadamente 21.000 mil alunos. Espera-se que a comunidade escolar seja envolvida e contemplada nesse novo formato de trabalho integrado à Rede Intersetorial (entidades governamentais, não governamentais e terceiro setor), que atuam juntamente com a 4ª GRE na prevenção do uso e abuso de drogas nas escolas.