Escolas da rede estadual se preparam para início das aulas


Com início marcado para o próximo dia 18, as escolas da rede pública estadual do Piauí estão se preparando para começar o ano letivo de 2019. Enquanto isso, professores, coordenadores e diretores realizam reuniões pedagógicas para planejar as ações do ano.


"Estamos em plena semana pedagógica, nos planejando junto com os professores, inicialmente nos preparando pedagogicamente e psicologicamente para receber esses estudantes, que sempre os recebemos em grande estilo, com a escola bem arrumada, bem bonita, com uma lembrancinha inicial que é entregue a eles, uma acolhida de esclarecimento para que eles se sintam em casa, tanto os veteranos como os novatos. Vamos receber a todos com grande festa", disse o diretor do CETI Didácio Silva, Alberto Machado.


Já para o diretor do CETI Cícero Portela Carlos Viana, a expectativa é grande. "Estamos muito ansiosos para o dia 18, iremos funcionar com 14 turmas, sendo seis turmas de 1º ano,  duas de 2º ano e quatro de 3º ano. Esperamos em 2019 repetir o feito de 2018 com inúmeras aprovações no ENEM", conta o professor.


Algumas escolas precisaram fazer adaptações no calendário por causa da greve. A Escola Militar, por exemplo, vai começar o ano letivo em março. "Estamos terminando o ano letivo, mas já está tudo encaminhado para no próximo mês começarmos com força total nossas atividades de 2019", conta a diretora da escola, Ana Cristina.


No Ceti Raldir Cavalcante Bastos acontece uma solenidade de abertura do ano letivo onde os aprovados no ENEM serão homenageados. O evento acontecerá na quadra da referida escola, a partir das 7h do dia 18.


Por sua vez, a Seduc informa que as escolas da rede estadual têm a liberdade para elaborar o seu próprio calendário letivo, com ações, projetos, cursos, dentre outros e que parte delas a proposta do que preparar para o início das aulas.