Formação de profissionais da educação acontece até dia 15

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza até a próxima sexta-feira (15) formações com gestores, coordenadores, professores e equipe de apoio da rede estadual de ensino. As oficinas tiveram início desde o dia 05 de fevereiro e objetivam envolver todos os segmentos que fazem a organização da escola pública em prol de um ano letivo mais qualificado.


 

As capacitações continuam na terça-feira (12) para secretários escolares. Dia 13 é a vez dos auxiliares de biblioteca com projetos de leitura. Dia 14 para manipuladores de alimentos - merendeiras e profissionais de nutrição, com temas como o cardápio da merenda escolar, distúrbio alimentares e saúde do aluno. No dia 15 é a vez dos profissionais de apoio escolar - vigia, zelador, bedel atribuições e como eles se envolve no projeto escolar.

 

A diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) da Seduc, Ana Rejane Barros, explica que as formações estão sendo transmitidas pelo Canal Educação à todas as escolas do Estado.

 

"Priorizamos os atores por bloco, mas os profissionais da educação podem participar de qualquer uma das formações. Nesse sentido, também passaremos durante a formação as demais diretrizes da Seduc sobre diversas áreas, focando sempre no clima escolar e convivência respeitosa na escola, que são temas que perpassam por toda a educação", destaca Ana Rejane. 

 


Na segunda-feira (11) o Canal Educação realiza a formação destinada a professores especialistas em cada área do conhecimento, responsáveis pela oferta de ensino à distância.

 

De acordo com o superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, a palestra servirá para sistematizar atividades propostas dentro do modelo de mediação.

 

"Vamos realizar uma formação para a equipe pedagógica e professores do Canal Educação com o objetivo de avançarmos no desenvolvimento da aprendizagem, competências e habilidades de leitura e resolução de problemas dos alunos atendidos via mediação tecnológica", revela o superintendente.

 

As orientações aos professores visam ainda ressaltar a importância do Saeb e da Prova Brasil, que medem a proficiência e Língua Portuguesa e Matemática no ensino da rede pública.